Ingresso
Calendário Acadêmico
Estrutura Curricular
O curso de Mestrado em Urbanismo tem duração de 24 meses. O primeiro ano do curso é destinado ao cumprimento dos créditos em disciplinas. Ao final do primeiro ano o aluno realiza o Exame de Qualificação que o habilita a desenvolver a dissertação de mestrado, no segundo ano do curso. O conjunto de disciplinas soma 360 horas/aula (24 créditos), em acordo com a regulamentação geral da pós-graduação da UFRJ.
As disciplinas obrigatórias são distribuídas da seguinte forma:
1° Semestre
Atelier I – 3 créditos
História e Teoria do Urbanismo – 2 créditos
Metodologia da Pesquisa – 2 créditos
2° Semestre
Seminário de Dissertação – 2 créditos
Teoria da Forma Urbana – 2 créditos
O bloco de disciplinas eletivas, bastante flexível, soma 13 créditos. As disciplinas eletivas são ofertadas alternadamente a cada semestre, abrindo um leque de opções onde o aluno pode construir sua escolaridade conforme sua área de interesse de pesquisa:
(1) Tópicos em Urbanismo (1 ou 2 cr) que contemplam as especificidades temáticas, a diversidade de conteúdos e as experiências de inovação.
(2) Seminários PROURB (1 cr) tem o objetivo de oferecer aos alunos o conhecimento da produção intelectual atual na área do urbanismo. Sua dinâmica consiste de palestras de docentes, pesquisadores e profissionais, internos ou externos ao Programa, nacionais ou estrangeiros. As palestras são abertas a alunos de Doutorado e de graduação.
(3) Estágio de docência (3 cr) que complementa a formação do aluno de pós-graduação candidato ao título de Doutor/Mestre. Consiste no exercício da prática docente na graduação, supervisionado pelo respectivo professor orientador.
O aluno poderá cursar até 1/3 dos créditos em disciplinas oferecidas em outros programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES – da UFRJ ou de outras IES. Poderá também aproveitar créditos em disciplinas cursadas antes do ingresso.
O Exame de Qualificação, feito após o cumprimento dos créditos, consiste na apresentação do Projeto de Dissertação e do Memorial sobre o aproveitamento nas disciplinas cursadas à uma Banca Examinadora formada por três docentes do Programa – e, em casos específicos, com a presença de um membro externo.
A apresentação e defesa da dissertação de mestrado é submetida à Banca de Dissertação composta de 3 docentes doutores, o orientador e pelo menos um membro externo ao Programa.