O Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ) foi criado em 1993 e oferece regularmente os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Urbanismo e o curso de Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística. O Programa integra o Sistema Nacional de Pós-graduação, sendo credenciado pela CAPES/MEC. É um programa de excelência e de referência na área, reconhecimento atestado nas avaliações da CAPES (2004-2006), (2007-2009) e (2010-2012) quando obteve consecutivamente a nota 6; e na avaliação da CAPES mais recente, de 2017-2020, quanto obteve a nota 7.
O PROURB destaca-se por sua inserção internacional, pela qualidade de sua produção científica docente e discente, pela qualidade da formação de doutores e mestres expressa em premiações, em publicações qualificadas e na nucleação de seus egressos.
As turmas especiais de Doutorado Interinstitucional atestam o compromisso do Programa com a solidariedade, levando formação qualificada para diversas regiões do país. O Programa já concluiu três turmas especiais de Doutorado Interinstitucional: com a Universidade Estadual do Maranhão (DINTER-UEMA), iniciada em 2006; com a Universidade Federal de Mato Grosso (DINTER-UFMT-UNEMAT), iniciada em 2011; e com a Universidade Federal do Amapá (DINTER-UNIFAP), em 2014.
Vem aumentando ano a ano a atração de alunos estrangeiros provenientes da América Latina, África e Europa, e recentemente também da América do Norte, para os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, e também para o Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística, além de receber crescentemente alunos para estágios sanduíches de mestrado e doutorado.
Possui expressiva representatividade docente em vários níveis de atuação e seu corpo docente contribui com sua expertise técnico-científica prestando assistência técnica ou consultorias especializadas a órgãos da administração pública, organizações não-governamentais ou entidades da sociedade civil.
Missão e objetivos
O PROURB – Programa de Pós-graduação em Urbanismo da UFRJ é um PPG de excelência, consolidado e de referência na área, destacando-se na formação acadêmica, na produção do conhecimento, na inserção social e nucleação, e na internacionalização. O Programa oferece regularmente os cursos de mestrado (desde 1994) e doutorado (desde 2001) em Urbanismo.
O Programa atende à demanda crescente nas últimas décadas de formação e capacitação de docentes e profissionais habilitados a atuar com responsabilidade e ética nos processos de crítica, concepção e ação em relação às cidades e ao espaço urbano. Destaca-se por sua inserção internacional, pela qualidade de sua produção científica docente e discente, pela qualidade da formação de doutores e mestres expressa em premiações, em publicações qualificadas e na nucleação de seus egressos.
O PROURB tem por objetivo a formação de docentes, pesquisadores e profissionais altamente qualificados e o desenvolvimento da pesquisa cientifica no campo do urbanismo, contribuindo para a qualidade e a atualidade da reflexão e da crítica produzida nas universidades brasileiras. Visa promover o debate teórico e metodológico sobre este campo disciplinar, fomentar a produção científica e a sua divulgação, promover a cooperação e o intercâmbio acadêmico nacional e internacional, no ensino, na pesquisa e na extensão e participar, nas competências do seu corpo docente, nos fóruns governamentais e da sociedade civil.
Em sua missão de formação e de produção acadêmica em alto nível, desde sua criação o PROURB articula o ensino, a pesquisa, a extensão e o intercâmbio com outras instituições universitárias e da sociedade civil, nacionais e estrangeiras, entendendo o diálogo entre saberes urbanos, teóricos e práticos, como indissociáveis para o incremento do conhecimento científico no campo do urbanismo.
O mestrado busca instrumentalizar metodologicamente para a construção da questão e problemática de pesquisa, capacitando o aluno a formular uma estrutura teórica e metodológica capaz de enfrentá-la. Através do aprendizado da pesquisa, desenvolve a dimensão analítica e crítica sobre o campo disciplinar, a realidade e a profissão. São instrumentos fundamentais para a qualificação na docência.
O Doutorado pressupõe a maturidade intelectual do pesquisador, que deve ser capaz de formular autonomamente temas e problemas de pesquisa. Os temas são tratados em complexidade e profundidade, produzindo contribuição original que resulte no avanço do conhecimento científico na área de Arquitetura e Urbanismo.
Ao longo da sua trajetória, o PROURB tem-se mostrado um Programa dinâmico, buscando identificar demandas sociais e acadêmicas, fatores de inovação e contribuindo com propostas e reflexões frente à diversidade de situações culturais regionais e a universalização de direitos. O contexto global e nacional acentuou a importância da arquitetura e do urbanismo e de seu papel social, e a pandemia do Covid-19 aponta novos contornos e desafios da pesquisa e formação na área.
Área temática
O ensino e a pesquisa no PROURB têm como pressuposto a continua reflexão e construção de um saber plural e interdisciplinar consoante com as necessidades de agir na sociedade contemporânea com responsabilidade social e ambiental. São desejáveis e necessárias no seu campo do conhecimento a contínua adequação do seu projeto didático-pedagógico às múltiplas e diferenciadas situações e demandas sociais das cidades e regiões urbanizadas, às situações estratégicas e de novas fronteiras de desenvolvimento para o país, e diferentes formas de inovação e temporalidades que permeiam o projeto urbano.
O objeto de estudo do programa é a cidade nas suas múltiplas dimensões, com foco nos processos de produção social e cultural de seu espaço físico e de sua organização espacial, e nas práticas de concepção e intervenção no espaço urbano. Privilegia a dimensão físico-territorial, buscando investigar o processo histórico de formação das aglomerações urbanas, as teorias e representações da cidade, os modelos de intervenção sobre o ambiente construído e as práticas de projeto urbano e de gestão da cidade, em abordagem multiescalar e interdisciplinar.
Regulamento
HISTóRICO DO PROGRAMA
O Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) foi criado em 1993 e vincula-se à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ), a qual guarda uma tradição acumulada em estudos pós-graduados em Urbanismo desde 1945 (antigo Curso de Urbanismo da então Faculdade Nacional de Arquitetura). A primeira turma do Mestrado Acadêmico em Urbanismo teve início em 1994 e de Doutorado em Urbanismo em 2001.
Concebido como um Programa de Pós-graduação pleno, isto é, articulando ensino, pesquisa e intercâmbio, e visando a formação de alto nível e a produção do conhecimento e a inovação, o PROURB representou a introdução de um novo patamar de pós-graduação na FAU/UFRJ. A criação do PROURB contribuiu para modificar a cultura de pós-graduação até então vigente na escola, enriquecendo o universo da pesquisa e da formação pós-graduada. Sua proposta acadêmica veio responder de forma inovadora às questões teóricas e metodológicas relativas ao projeto, tanto urbano como arquitetônico, lacunas então existentes nos ambientes de reflexão sobre a cidade e o urbano.
Neste período, o estudo da cidade a partir do projeto urbano significava um tema inovador, especialmente por tratar da cidade e do projeto explorando e compreendendo a autonomia disciplinar, mesmo reconhecendo a abordagem interdisciplinar própria ao campo do urbanismo. Isso veio ao encontro das tendências internacionais na área, quando surgiam novos centros de formação doutoral e de pesquisa sobre o projeto. Esta sinergia propiciou, desde o início, trocas acadêmicas e intelectuais com arquitetos professores de renome internacional que atuavam em centros de excelência, como o DEA Projet architectural et Urbain (ENSA-Beleville); Escola de Arquitectura do Porto; AA Architectural Association School, TU Berlin e Facultad de Arquitectura da UBA.
Em suas primeiras turmas, o PROURB recebeu como alunos professores e profissionais experientes, atendendo uma demanda reprimida e especifica da área. Desde então, o PROURB se firmou como formação de excelência atraindo alunos do Rio de Janeiro, de outros estados do país e do exterior.
Marcou ainda este início do Programa a integração da academia com os órgãos de gestão da cidade, sobretudo na reflexão metodológica e da prática de projetos urbanos.
Como um programa de pós-graduação pleno, se destacou desde sua criação pela inserção social e internacionalização. No primeiro decênio do Programa destacam-se os convênios de cooperação internacional institucionalizados como PROBRAL/DAAD, Projetos ALFA da União Européia, e CAPES/COFECUB, que formaram as bases de uma internacionalização sólida com países da América Latina e Europa. Desde então, multiplicaram-se as parcerias e a implementação de ações de pesquisa e ensino conjuntas, incluindo workshops, seminários, mobilidade discente e docente e publicações.
Paralelamente, se intensificava a rede de cooperação com parceiros no país, seja através de convênios de cooperação com centros nacionais como Programas PQI (com a UFES), PRONEX (com UFF e PUC-Rio), e PROCAD (com UFRGS e USP-São Carlos), incluindo a realização de 3 turmas de Doutorado Interinstitucional (DINTER) – com a UEMA (em 2006, o primeiro na área), UFMT-UNEMAT (2011) e UNIFAP (2014) –, além de parcerias e redes de pesquisa com vários centros de pesquisa no estado do Rio de Janeiro e no país.
O PROURB foi também pioneiro na formulação em 2008 do primeiro projeto de Mestrado Profissional da área, em Arquitetura Paisagística, que entrou em funcionamento em 2010.
Nos anos 1990, o PROURB se filiou à ANPUR – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, reforçando as possibilidades do trabalho em rede e interdisciplinar no contexto acadêmico nacional. Filiou-se à ANPARQ – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo em 2007, sediando o primeiro Encontro Nacional da Associação em 2010, no Rio de Janeiro.
Desde o início, O PROURB promoveu ações, iniciativas e realizou Seminários importantes para a área de Arquitetura e Urbanismo, demonstrando articulação e liderança nacional. Já em 1994, por ocasião do início do PROURB, foi realizado o Seminário Internacional Cidade e Imaginação, que reuniu professores e arquitetos tanto do país como do exterior, muitos deles vindo ao Brasil pela primeira vez para uma discussão pioneira sobre o tema do projeto urbano. O Programa teve papel relevante na organização de eventos científicos que hoje figuram dentre os mais importantes na área de Arquitetura e Urbanismo. Na área de Paisagismo, organizou o primeiro ENEPEA em 1994; em 1997, sediou e organizou o IV SHCU – IV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo; no campo da Gráfica Digital trouxe para o Brasil o 4º SIGRADI, em 2000; em parceria com a ABAP, organizou, em 2009, o 46 IFLA World Congress; neste mesmo ano, organizou o 8º Seminário Docomomo Nacional, que comemorou os 50 anos do Congresso Internacional Extraordinário de Críticos de Arte. Além disso, em 2007, liderou a Escola de Altos Estudos que reuniu os PPGs da área num curso internacional, evento até então inédito no país.
A contribuição do corpo docente do PROURB para políticas acadêmicas e de pesquisa na área é relevante e continuada desde 1997. Destacamos a Representação de Área AUD e no CTC da CAPES por duas gestões, Coordenação de Área na FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro por cinco gestões, Comitê de Assessoramento do CNPq por uma gestão, além da participação constante nas diretorias de associações cientificas como ANPUR, ANPARQ e Docomomo. Destaques recentes de grande importância são a Presidência e o Comitê Cientifico do Congresso da União Internacional de Arquitetos, UIA 2020 no Rio de Janeiro, com membros docentes do Programa.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
Os cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado em Urbanismo possuem duas áreas de concentração:
- História e Teoria do Urbanismo
- Projeto Urbano
A pesquisa no programa se organiza a partir de cinco linhas de pesquisa:
- Morfologia, Estruturação e Projeto do Espaço Urbano;
- História da Cidade e do Urbanismo;
- Assentamentos Populares e Habitação;
- Ambiente Urbano e Paisagismo;
- Gráfica Digital e Representação em Urbanismo
Para uma descrição das linhas e as pesquisas associadas a cada uma, veja a página Linhas de Pesquisa.
Infraestrutura
O PROURB localiza-se no edifício Jorge Machado Moreira, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, no Campus Fundão, Cidade Universitária.
A organização interna compreende: a) coordenação; b) secretaria; c) salas individuais ou duplas para todos os docentes; d) duas salas de aula com equipamento de projeção multimídia e com lousas interativas (e-board); destas duas salas, uma é a sala de atelier com pranchetas, armários, 3 computadores IMacs e um equipamento de vídeo conferência; e) 2 salas de reuniões; 4 amplos ambientes integrados de pesquisa; f) ambiente de estudo equipado com computadores para alunos de mestrado e doutorado; g) Laboratório de Informática h) Central de Processamento de Dados; i) SIDU (Serviço de Informação e Documentação em Urbanismo); j) Copa; l) Almoxarifado e Depósito.
Todos os ambientes são climatizados e possuem instalação de redes integradas de computação e comunicação – rede física e sem fio de internet, telefonia, e intranet, e estão conectados com a rede de telefonia da UFRJ. .
Conta também com uma sala multimídia para 60 lugares dotada de modernos equipamentos audiovisuais (videoconferência com 5 pontos simultâneos, lousa interativa digital e projetor multimídia, cabine de tradução simultânea e de audiovisual e rede interligada de internet sem fio).
Além destes espaços próprios, o PROURB beneficia-se de áreas e de equipamentos comuns da FAU, dos quais destacamos a Biblioteca, três auditórios com capacidade de 200 a 400 lugares, equipamentos audiovisuais, laboratório de maquetes e impressora 3D.
O PROURB encontra-se inserido num meio acadêmico dinâmico beneficiando de centros de documentação e bibliotecas importantes não só na UFRJ como fora dela. Cabe destacar a facilidade de consulta a acervos como a Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro, que atendem de forma privilegiada à pesquisa histórica em Arquitetura e Urbanismo.
O PROURB investe fortemente em tecnologia de comunicação de dados e imagem para apoiar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e intercâmbio. Os investimentos em alta tecnologia de telemática visam também permitir ao Programa incrementar suas metas de internacionalização, solidariedade e difusão da produção científica e técnica com palestras e cursos à distância. No ano de 2020 em função da Covid-19, o PROURB adquiriu uma sala Zoom e operou também com salas Google Meet. As atividades remotas foram monitoradas pela nossa central de TI.
Recentemente adquirimos um drone de alto padrão para realização de pesquisas com levantamentos aéreos e modelagem tridimensional, e um equipamento de realidade virtual HTC Vive, para experiências imersivas.
Os equipamentos do LAMO 3D – Laboratório de Modelagem 3D, agregam elementos importantes que dão suporte especialmente às pesquisas da Linha de Pesquisa Gráfica Digital e Representação em Urbanismo. Em 2019 fomos contemplados no Edital FINEP de Infraestrutura para a aquisição os seguintes equipamentos: 1 Termo Formadora Vacuum Forming GET-P Nabuurs ;1 Unidade Robótica de Fabricação Kuka KR60-r3 e 1 Router CNC SHM2030.
A Sala Auditório Multimídia do Programa conta com um moderno equipamento de videoconferência para múltiplos pontos simultâneos, o que possibilita aulas, conferências e palestras de longa distância.
A infraestrutura de informática e de redes do PROURB vem sendo constantemente ampliada e aprimorada, com a substituição e aquisição de novos computadores e equipamentos, sempre que necessário. Tal política é viabilizada pelos recursos PROEX/CAPES e PROAP/CAPES, e por meio de auxílios obtidos através de convênios acadêmicos e de editais de auxílio à pesquisa de órgãos de fomento nacionais e internacionais.