Internacionalização

Nosso corpo docente participa ativamente de redes internacionais de pesquisa e, em sua maioria, participa de convênios bilaterais ou multilaterais apoiados pelas agências de fomento nacionais ou internacionais. Por outro lado, docentes do PROURB vêm estabelecendo novos contatos de pesquisa ampliando a inserção internacional do Programa para mais países e continentes. O desafio futuro é a ampliação da nossa inserção internacional para novas regiões, nas quais a inovação e a solidariedade são importantes. Igualmente importante tem sido o fortalecimento das redes de pesquisa existentes e a inclusão de novos docentes e jovens pesquisadores nos tradicionais centros de pesquisa com os quais o PROURB mantém trocas acadêmicas há muitos anos.
Em 2018, a UFRJ aderiu ao Programa PrInt (internacionalização) da CAPES, e o PROURB está inserido neste Programa. O eixo temático do PrInt UFRJ ao qual o PROURB se vincula é Sustentabilidade, Crescimento e Combate às Desigualdades, questões tratadas em vários grupos de pesquisa do PROURB.
O PROURB tem diálogo e inserção internacional consolidado com boa parte dos grandes centros de formação e pesquisa da Europa (França, UK, Espanha, Suécia, Dinamarca, Bélgica, Alemanha, Grécia, Holanda, Portugal), da África (Tanzânia), da Oceania (Austrália) e das Américas (Peru, Colômbia, Argentina, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, Bolívia, Uruguai, Guatemala, Panamá, Venezuela, Paraguai, EUA e Canadá).
Temos como meta ampliar e consolidar estes intercâmbios privilegiando áreas e setores de excelência ou grande expertise visando a formulação de projetos e programas que contribuam para mitigar os grandes déficits sociais e os problemas urbanos e ambientais do país. Além disso, buscamos ampliar nossa inserção internacional em direção a outros continentes e regiões estratégicas, particularmente África, Ásia e Oceania, tanto no que diz respeito aos intercâmbios institucionais quanto na atração de novos alunos e recém-doutores.