Corpo docente

Maria Paula Goncalves Lysandro de Albernaz

Professora Associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – FAU-UFRJ, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Urbanismo – PROURB-FAU-UFRJ, colaboradora do Laboratório de Projeto Urbano – LAPU, PROURB/FAU/UFRJ. Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências – PPG-IGEO-UFRJ, mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Programa de Planejamento Urbano e Regional – PUR-UFRJ, graduada pela FAU-UFRJ. Diretora Adjunta de Extensão da FAU-UFRJ (2010-2014). Atuou profissionalmente na Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura de Cidade do Rio de Janeiro, no Instituto de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, e no Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM. Autora de livros sobre história urbana (História de Bairros: Botafogo, 1983; História de Bairros: Tijuca, 1985; História de Bairros: Copacabana, 1986; História de Bairros: Saúde, Gamboa e Santo Cristo, 1987), manuais para Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (Manual dos Projetos de Alinhamento da Cidade do Rio de Janeiro, 1995; Guia das Unidades de Conservação da Cidade do Rio de Janeiro, 1998; Manual para Elaboração de Projetos de Creches na Cidade do Rio de Janeiro, 2001) e um dicionário de arquitetura (Dicionário Ilustrado de Arquitetura, 1999). Tem atuado em pesquisas e projetos de extensão nos seguintes temas: organização territorial urbana; processos e dinâmicas socioespaciais; projetos urbanos colaborativos; remanescentes industriais; subúrbios cariocas; áreas periurbanas metropolitanas. Linhas de pesquisa: morfologia, estruturação e projeto do espaço urbano.

Pesquisas