Corpo docente

Guilherme Carlos Lassance dos Santos Abreu

Professor titular e vice-diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB-UFRJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2016. É diretor do UrCA (Urbanismo, Crítica e Arquitetura) – um grupo de pesquisa que se dedica ao estudo de abordagens alternativas para a cidade contemporânea, com foco especial na urbanização periférica do Sul Global. Foi Diretor Adjunto de Ensino de Graduação da FAU-UFRJ (2006-2010) e é membro do seu Núcleo Docente Estruturante desde sua criação. Depois de ser bolsista do Programa Capes/Fulbright e atuar como professor visitante na Graduate School of Architecture, Planning and Preservation (GSAPP) da Universidade de Columbia em Nova York (2013 a 2014), foi bolsista do Programa Visiting Teachers da Architectural Association School of Architecture em Londres (2015) e, em seguida, voltou à GSAPP como professor associado visitante de Projeto Urbano, no Departamento de Urban Design (2015-2016). Tem sido convidado como professor orientador do Workshop Internacional de Projeto na Ecole Nationale Supérieure d’Architecture de Marseille, com participações anuais desde 2014. Em 2017 foi selecionado como professor do Curso Intensivo na Ecole Nationale Supérieure d’Architecture de Paris-Malaquais onde também atua como membro do Conselho Científico do Laboratoire Infrastructure, Architecture et Territoire (LIAT) e co-orienta teses de doutorado em co-tutela de estudantes da Université Paris-Est. Em 2018 foi professor convidado para avaliação dos Projetos Finais do Curso de Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica do Perú (PUCP) em Lima. Mais recentemente, tornou-se professor visitante de Teoria e Prática da Concepção Arquitetônica (Théories et Pratiques de la Conception Architecturale) na Ecole Nationale Supérieure d’Architecture de Paris-Val de Seine (2020). Entre suas publicações, coeditou a série Leituras em Teoria da Arquitetura (2009-2014) e é coautor de Rio Metropolitano: guia para uma arquitetura (2013), ambas premiadas em diversos fóruns nacionais e internacionais. Como arquiteto e urbanista, trabalhou com Paul Chemetov e Borja Huidobro em Paris, Barto & Barto em Nantes e no Groupe Cooperative Architecture em Toulouse, tendo sido co-fundador do Atelier Arquilab da FAU-UFRJ onde orienta e desenvolve projetos de interesse público desde 2006. Obteve seu diploma de arquiteto DPLG (Diplômé par le Gouvernement) na Ecole d’Architecture de Toulouse (1992). É doutor em Ciências da Arquitetura pela Universidade de Nantes onde obteve seu título com a mais alta distinção (1998)

Núcleos e Laboratórios

Pesquisas