Arquitetura do estado de trânsito: um repertório para uma transição infraestrutural das periferias metropolitanas

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O tempo médio de deslocamento diário para residentes nas periferias metropolitanas do Sul Global é o mais longo do mundo, frequentemente maior que 4 horas. Esse fato coloca as infraestruturas de trânsito em uma posição central nas disputas políticas e sociais contemporâneas, bem como no planeamento urbano: tornam-se a arena, o ‘espaço de aparecer’ desta ‘sociedade em trânsito’. Há uma enorme lacuna na compreensão da arquitetura desta condição – e muitas vezes planejadores, arquitetos e governos usam receitas prontas de “boa urbanidade” na intenção de transformá-la. A presente pesquisa visa contribuir ao propor tanto um método de como descrever arquitetonicamente essa condição; e como o projeto se desenvolve a partir dessa análise. Em particular, a pesquisa constrói um repertório de elementos arquitetônicos em infraestruturas, denominados em conjunto como ‘estado-de-trânsito’, propondo como estes servem como plataformas políticas na condição urbana contemporânea das metrópoles do Sul Global.

A pesquisa recebeu diversos prêmios e bolsas – como Bolsa de Pós-Doutorado FAPERJ Nota 10 (2017-18), Auxílio Universal CNPq (2018-21), Auxílio FAPERJ ARC (2019), Bolsa para Iniciação Científica FAPERJ (2020-21), UFRJ Auxílio ALV (2020), Bolsa CAPES-PRINT (2021), Urban Studies Foundation Fellowship (2021) – e a previsão é que seja concluída até 2022, com a publicação de um livro que sintetiza o trabalho realizado.