Corpo docente

Claudio Rezende Ribeiro

Arquiteto e urbanista pela UFMG, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR-UFRJ e Doutor em Urbanismo pelo PROURB. Atualmente é professor do Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente da FAU-UFRJ, lecionando sobre o tema de história e teoria do urbanismo. Professor e pesquisador PROURB, orientando dissertações de mestrado e teses de doutorado e com atuação no Laboratório de Direito e Urbanismo (LADU) e no Coletivo PERIFAU. É também pesquisador do grupo MALOCA – Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA).

Suas pesquisas estão situadas no campo do materialismo histórico, com foco no eixo da produção do espaço urbano, do direito à cidade, da educação e do direito à memória. Atualmente, desenvolve pesquisa relacionada à produção da paisagem da dependência, articulando as áreas da teoria e história do urbanismo, da teoria marxista da dependência e da geografia. A observação e crítica do espaço a partir de produção de sua infraestrutura urbana, desenvolvida como uma história das técnicas, incluindo sua distribuição desigual, as relações entre a norma e a forma assim como sua financeirização tem organizado alguns dos principais estudos mais recentes.

O segundo campo de trabalho de pesquisa diz respeito à formação, ensino e aprendizagem da área de arquitetura e urbanismo no Brasil e América Latina. O cruzamento da área da educação com a da produção do espaço tem orientado trabalhos, artigos e atuações técnicas atuais. Foi presidente da Adufrj-ssind, dirigente nacional do ANDES/SN e é colunista do jornal Universidade à Esquerda.

Os debates a respeito do direito à memória como direito á cidade, interpelando o campo do patrimônio histórico pelo viés das classes sociais e a partir da teoria do valor em Marx compõem a terceiro grupo de estudos desenvolvidos em teses, dissertações e artigos acadêmicos.

Núcleos e Laboratórios

Pesquisas