Coordenador:
Integrantes:
- Andrés Martin Passaro
 - Anael Silva Alves
 - Lucas Monserrat Rosa Pires de Carvalho
 - Pedro Engel Penter
 - Thiers Nobrega
 - Arian Rayegani
 - Marcos Vinicius Silva
 - Rayara Almeida Maia
 - Bruna Barreto
 
Núcleos e Laboratórios:
Linhas de pesquisa:
Esta pesquisa visa integrar de maneira criativa a robótica, segundo os princípios da quarta revolução industrial e dos laboratórios Fab Lab, estando incluída na rede designada por Southern Creative Robotics, fundada pelas universidades UFRJ, UBB, UTFSM e UAI.
Na quarta revolução industrial, a informação é onipresente e cresce exponencialmente, integrando sistemas ciberfísicos e considerando informação física, digital e biológica, abrangendo desde os processos de geração até a fabricação e montagem. A computação permite a integração do sistema de produção, integrando a robótica numa rede de conhecimentos e processos. Os robôs podem coletar dados através de sensores (força, temperatura, proximidade e umidade), Internet das Coisas e códigos de barras. Com o uso de inteligência artificial e Big-Data, podem expandir as suas capacidades, evoluindo de simples próteses mecânicas para agentes de uma rede inteligente interconectada.
Este é o enquadramento geral da pesquisa, que visa integrar a robótica de maneira criativa. Permeia fronteiras disciplinares e encoraja o trabalho colaborativo, mesclando trabalho manual, técnicas artesanais, automatizadas e conhecimentos sobre materiais com robôs. A visão da robótica foca na construção, identificando áreas-chave para desenvolver processos inovadores. Por questões estratégicas, a investigação será desdobrada em pesquisas específicas, voltadas para técnicas, processos e equipamentos associados a problemas de design. Testamos a nossa visão holística na prática através de uma estrutura do tipo Fab Lab apoiada pelo PROURB.
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						
						