Computação para Arquitetura em Python: combatendo desinformação e analfabetismo digital

Coordenador:

Integrantes:

  • Daniel Lenz Costa Lima
  • Victor de Luca Silva
  • Pedro Maciel Xavier
  • Luca Rédua Bispo
  • João Victor Teixeira
  • Ronaldo Lee Menna

Núcleos e Laboratórios:

Linhas de pesquisa:

No contexto da 4ª revolução industrial (SCHWAB 2017), os novos analfabetos serão aqueles que não souberem programar (BLUMENFELD, 1988; FLUSSER 2006, MCFADDEN 2019). Nesse sentido a introdução de programação como disciplina estruturante da grade curricular é prioritária no ensino, na graduação em geral, e na Arquitetura em particular. Estudos internacionais recentes consideram fundamental para a formação base o ensino da programação tal como o ensino da linguagem, da matemática, das ciências e das artes. Esta pesquisa iniciada em 2019, começou por estudar comparativamente o ensino de programação na graduação em outras áreas como as engenharias. A pesquisa recolheu, analisou e traduziu o material existente pensando numa aplicação para a arquitetura. Para tal foi criado um grupo multidisciplinar, incluindo bolsistas de outras áreas de pesquisa, como engenharia da computação, engenharia da automação e arquitetura. Com base no conhecimento prévio de projeto algorítmico e desenho paramétrico, foi desenvolvida uma proposta para uma disciplina mista para associar o aprendizado de programação visual e textual em Python. Foi preparada a disciplina experimental, “Computação para a Arquitetura em Python” que foi lecionada pela primeira vez, em uma versão experimental, em 2020.1 na FAU-UFRJ. A pesquisa tem sido aprofundada através de reuniões regulares abordando o estudo do tipo de problemas, a sua resolução, pensando na sua metodologia, tendo incluído mais recentemente o paradigma da programação orientada a objetos, visando uma disciplina complementar, que permita aprofundar os conhecimentos da disciplina base. Assim o processo de tradução de matérias externas à arquitetura está sendo feita de maneira aplicada, num processo gradual, retroalimentando a sua aplicação prática para o ensino e a pesquisa avançada em projeto. A pesquisa do LAMO tem sido apoiada pelas agências da FAPERJ e pelos programas de iniciação científica e cultural da UFRJ (PIBIC/PIBIAC), tendo com destinatários os alunos de graduação e pós-graduação em arquitetura.