Aplicativos móveis e patrimônio virtual: explorando a cidade do Rio de Janeiro nos anos 1920

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A pesquisa propõe a análise da camada simbólico-cultural da cidade através de dispositivos digitais. Tem como metodologia a elaboração de aplicativos de patrimônio virtual imersivos e em mídias locativas, e como estudo de caso os edifícios e planos relativos à década de 1920 no Rio de Janeiro, buscando reafirmar a importância do período para a constituição da cidade. Os aplicativos deverão ser baseados na modelagem digital dos objetos, e deverão constituir uma coleção que servirá para apoio didático para o ensino de arquitetura, história e para a educação patrimonial.

As experiências interativas serão criadas a partir da interpretação desses espaços urbanos no campo do patrimônio virtual, ou seja, da produção de ambientes interpretativos para a transmissão de seus valores patrimoniais, baseados no trabalho de pesquisa documental e iconográfica. O objetivo é criar, pelo método experimental de produção de protótipos, interações digitais que ajudem a perceber e reinterpretar os documentos e vestígios físicos desses espaços a partir de suas relações com a cidade atual e com a cidade na qual estavam inseridos no início do século XX. O desenvolvimento dos aplicativos conduzirá ainda a reflexão sobre a função do aparelho digital na interpretação e operação da cidade contemporânea e de seus valores patrimoniais, bem como outras questões inerentes à própria constituição da cultura digital contemporânea e à cidade mediada por dispositivos digitais. A construção metodológica para criação dos aplicativos, desde a modelagem até a programação da interação, será posteriormente disponibilizada para estimular diferentes grupos sociais a representar seus próprios conjuntos patrimoniais específicos.

O projeto conta com apoio FAPERJ/CNE e bolsa de produtividade CNPq.