Thiago Leitão de Souza
Título da Tese: O Panorama e a Experiência Imersiva em 360º:do Espetáculo de Entrenimento aos Meios Dicidais
Ano de defesa: 2014
Orientador: José Barki
Resumo | Abstract: Esta tese propõe investigar a experiência imersiva visual, háptica, sonora e circundante dos antigos Panoramas do século XIX e de sua atual correlação digital e interativa promovida pelos sistemas computacionais do final século XX e início do século XXI. Analisa as antigas técnicas de elaboração dos Panoramas e das pinturas circulares no formato de 360°, como também, decompõe as partes de seu tipo arquitetônico bastante característico, identificando como estes aprimoramentos técnicos e artísticos desencadearam novas formas de entretenimento. Investiga-se como a cidade do Rio de Janeiro participou e pertenceu a este antigo sistema de representação, identificando e analisando seus quatro exemplos. São analisadas suas exposições, seus pintores panoramistas, e os relatos da experiência imersiva vivenciada pelos antigos visitantes. A partir da pesquisa elaborada, é possível recompor digitalmente parte de suas antigas pinturas circulares de 360°. E ainda, procura identificar e analisar como essa experiência imersiva, agora existente nos novos panoramas digitais e interativos, é desenvolvida atualmente, desde as instalações panorâmicas circundantes, até as experiências oferecidas nas interfaces planares dos computadores.
Link Base Minerva UFRJ | Link Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES