Thiago Fernandes de Almeida
Título da Dissertação: A Cidade como Infraestrutura
Ano de defesa: 2017
Orientador: Guilherme Carlos Lassance dos Santos Abreu
Resumo | Abstract: É possível uma produção de cidade integrada ao projeto de infraestrutura? Esta dissertação busca analisar o processo de desenvolvimento de certos casos urbanos e apontar entre eles exemplos desta integração. As grandes descobertas tecnológicas e os acontecimentos políticos-sociais ocorridos durante a década de 1960 influenciaram o surgimento de vanguardas no campo da arquitetura que buscavam conceitos alternativos de projeto condizentes com a cidade do futuro. Em paralelo, alguns centros urbanos operaram em grande escala na transformação de seus solos em superfícies artificiais – infraestruturas tridimensionais de circulação que combinavam equipamentos que eram pensados de forma separada. Os aeroportos, estações ferroviárias e terminais de transporte foram conectados de modo eficaz às tipologias ligadas ao habitar, trabalhar e lazer. Tais como hotéis, escritórios, restaurantes e shopping malls, na gênese da “cidade como infraestrutura”. Nesse contexto, dois casos de estudo foram selecionados para este trabalho por estarem localizados em contextos culturais, políticos e econômicos distintos de forma a possibilitar um vasto campo para comparações: os distritos financeiros de Paris (La Défense) e Hong Kong (Central). Durante o processo de estudo, um recorte complementar de precedentes projetuais será debatido na busca por correlações entre estes casos e à produção das vanguardas arquitetônicas ocorridas na mesma época. Os casos serão analisados a fundo com objetivo de expor novos entendimentos acerca do estatuto de projeto deste “solo” – chamado aqui de “artificial” – e das possibilidades de apropriação pública deste tipo de cidade.