Pós-doutorado

Thêmis Amorim Aragão

Doutora (2017) em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com douplodoutoramento (cotutela) em Economia Urbana pela Universität Hamburg (Germany). Tem mestrado em Planejamento Urbano e Regional (2010) pelo IPPUR/UFRJ e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (2003). Até dezembro de 2018 atuou como docente no Centro Universitário Belo Horizonte – UNIBH e no Instituto Metodista Isabela Hendrix no curso de Arquitetura e Urbanismo, lecionando principalmente nas disciplinas de E.U. Planejamento Local; E.U. Áreas Consolidadas; E.U. Áreas Informais, E.U: Estudos da paisagem, Atelier VII (grandes projetos urbanos), Bases legais (Legislação urbana), Produção do Espaço Urbano, Urbanismo (Teoria Urbana) e SIG aplicado à arquitetura e Urbanismo. Atualmente é pesquisadora Pós doutoranda no Programa de Pós-graduação em Urbanismo PROURB/UFRJ, Professora no Centro Universitários IBMEC e Professora Substituta na FAU-UFRJ. Tem experiência em pesquisas de campo e capacitações junto a movimentos sociais, com ênfase em Produção do Espaço, Habitação, Meio Ambiente e Planejamento Urbano e Regional. Habilidades em ferramentas de análise quantitativa para pesquisa social (SPSS, R, SAS), Sistemas de Informação Geográfica e Sensoriamento Remoto para análises ambientais.  Atualmente desenvolve pesquisa nas áreas de habitação, mercado imobiliário, meio ambiente e sustentabilidade urbana e Planejamento Urbano e Regional.

Pesquisa

A pesquisa consiste em um processo de levantamento e tratamento de dados espaciais articulado com a prática de formação de novos pesquisadores e de difusão de metodologias inovadoras que podem contribuir para o aperfeiçoamento das pesquisas em curso do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro PROURB/UFRJ. As principais atividades desempenhadas pelo bolsista serão:

  1. Sistematização de literatura pertinente à problemática do risco ambiental, da resiliência e da capacidade adaptativa das cidades.
  2. Coleta, sistematização e caracterização dos dados espaciais existentes no que diz respeito a eventos climáticos no meio urbano.
  3. Construção de dados espaciais a partir de levantamento em campo e de tratamento de informações espaciais oriundas de procedimentos de sensoriamento remoto, pesquisas sociais etc. Todas as bases de dados espaciais sistematizadas e produzidas no âmbito do projeto serão disponibilizadas em plataforma de visualização de mapas atrelada ao portal da rede de pesquisa Observatório das Metrópoles. As bases de dados, tanto matriciais como vetoriais poderão ser baixadas pelo público em geral e possibilitará novas frentes de investigações ou de planejamento de políticas públicas.
  4. Construção de indicador composto de identificação de áreas com susceptibilidade a desastres ambientais.
  5. Construção de indicador composto de identificação de áreas com potencial para ocupação urbana.
  6. Formação de pesquisadores a partir de cursos de extensão universitária e da docência em disciplinas atreladas ao Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro PROURB/UFRJ.

O projeto de pesquisa a ser desenvolvido ao longo de um ano, com possíveis desdobramentos, possui dois tipos de resultados separados. O primeiro diz respeito à dinâmica interna do pesquisador pós-graduando o qual será sujeito de treinamentos em novas metodologias e procedimentos de pesquisa. Além disto, contará com a contribuição do projeto, tanto na contribuição de um pesquisador de pós-doutorado na docência do curso quanto no acesso a dados que serão gerados na pesquisa para que haja o desenvolvimento de novas investigações e estudos e casos.