Corpo docente

Rodrigo Rinaldi de Mattos

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2018. É Arquiteto e Urbanista formado pela mesma universidade em 1995. Possui mestrado (2003) e doutorado (2008) pelo PROURB/FAU/UFRJ, onde também é pesquisador associado ao LabIT, Laboratório de Intervenções Temporárias. Entre suas pesquisas, destaca-se a MoBoo, que consiste na mobilidade de bicicletas feitas com bambu. Atualmente, leciona no Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente (DPUR/FAU/UFRJ) e no Mestrado de Arquitetura Paisagística (MPAP/FAU/UFRJ). Antes de ingressar na UFRJ, lecionou por quinze anos na PUC-Rio no curso de graduação de Arquitetura e colaborou no Mestrado de Engenharia Urbana e Ambiental. Possui vasta experiência em projetos urbanos executados ao longo de mais de 25 anos de experiência profissional, muitos deles implantados no Brasil. Seus principais destaques são a ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: Urbanismo Tático, Mobilidade Ativa, Bicicletas de Bambu, Projeto Urbano, Planejamento Urbano, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (IVA e SBN).