Rodrigo D’Avila Lyra Almeida
Título da Dissertação: Território, desigualdade e rendimento escolar-uma análise multidimensional de apoio a políticas públicas.
Ano de defesa: 2020
Orientador: Fabiana Generoso de Izaga
Resumo | Abstract: A presente pesquisa investiga a relação entre desempenho escolar e território a partir da seguinte questão: como a cidade interfere na formação social dos alunos? Reconhecendo o território em seu caráter polissêmico, buscamos relacioná-lo a dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Brasil para obter informações sobre território urbano e políticas de ensino nas escolas públicas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Amparado em conceitos pedagógicos de autores brasileiros, o percurso metodológico visou à avaliação do papel da cidade na formação dos alunos. Por meio de quatro “casos-referência”, procedeu-se ao levantamento histórico da região de cada escola, ao estudo morfológico do entorno do bairro e ao desenvolvimento de gráficos e mapas de índices socioeconômicos e equipamentos urbanos de interesse escolar no entorno. O cruzamento dessas informações proporcionou a identificação dos aspectos da cidade que mais interferem no rendimento escolar de alunos da rede pública estadual estudados, aproximando-nos de uma possível resposta à pergunta inicial.
Link Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES
Núcleos e Laboratórios: