Roberta Kelly Braga Fernandes Pedrosa
Título da Dissertação: A efetividade da infraestrutura cicloviária no incetivo ao uso da bicicleta - o caso da ciclovia da Avenida Roberto Silveira em Niterói/RJ
Ano de defesa: 2017
Orientador: Victor Andrade
Resumo | Abstract: O planejamento urbano nas cidades brasileiras ainda prioriza os modos motorizados - especialmente o transporte individual. A cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, não é diferente e representa um modelo insustentável que traz desafios sociais, econômicos e ambientais. Por outro lado, estão surgindo iniciativas que promovem a mobilidade ativa. Neste contexto, esta dissertação visa a identificar a efetividade de uma infraestrutura cicloviária de acordo com categorias específicas e melhor compreender de que forma a construção de uma nova ciclovia promove o modal cicloviário em Niterói. Primeiramente, foi feita uma revisão de literatura baseada em autores-chave, a fim de apoiar as discussões teóricas. Paralelamente, foi feito o levantamento dos demais dados secundários necessários para embasar o trabalho. Posteriormente, foram desenvolvidas e aplicadas categorias de análise a fim de identificar a efetividade da infraestrutura no incentivo ao uso da bicicleta. Foram feitas contagens do número de ciclistas, aplicações de formulários e mapeamentos da ciclovia a fim de analisar quais fatores podem influenciar os comportamentos de deslocamentos dos usuários. Os resultados indicam que a implantação da ciclovia estudada é estratégica para o sistema cicloviário da cidade, oferecendo mais segurança ao ciclista e promovendo o modal cicloviário.
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