Renato da Gama Rosa Costa
Título da Tese: Entre "Avenida" e "Rodovia": a História da Av. Brasil (1906 - 1954)
Ano de defesa: 2006
Orientador: Margareth da Silva Pereira
Resumo | Abstract: A Avenida Brasil foi construída entre 1939 e 1954 na cidade do Rio de Janeiro. O processo que
culminou em sua abertura pode ser entendido como um marco na recente história urbana carioca.
Sua obra está vinculada a dois movimentos, o do rodoviarismo e o dos planos urbanos, com
destaque para o sistema viário. A partir da chegada dos veículos impulsionados pelo motor a
explosão, ou seja, logo nos primeiros anos do século XX, passou a se estudar a questão da
circulação viária na então Capital Federal e a melhor forma de se expandir os limites da cidade.
Ao mesmo tempo buscava-se uma melhor integração do vasto território brasileiro apoiado nas
rodovias. Neste sentido, a Avenida Brasil participa destes movimentos em duas escalas de
atuação dos técnicos do urbano, entre sanitaristas, engenheiros, arquitetos, urbanistas e políticos:
a regional, visto que foi aberta como variante da Estrada Rio-Petrópolis, e a local, face ao seu
papel preponderante na formação dos subúrbios cariocas. Relacionada a sua construção estão
presentes, ainda, as próprias formas de representação de cidade e mobilidade associadas às
grandes estradas urbanas. Entre “avenida” e “rodovia”, acredita-se desejável e necessário
aprofundar os conhecimentos sobre uma sucessão de iniciativas de planos urbanos locais e
regionais que levaram a fazer dos eixos viários, como a Avenida Brasil, um dos emblemas da
vida moderna.