Paula Silveira De Paoli
Paula De Paoli nasceu no Rio de Janeiro em 1970. Iniciou seus estudos de arquitetura na UFRJ e, mais tarde, transferiu-se para o Istituto Universitario di Architettura di Venezia, na Itália, onde concluiu a graduação. É mestre e doutora em urbanismo pelo PROURB/FAU/UFRJ, com pesquisas na área de história urbana e historiografia da arquitetura. Desde 2006, atua como técnica do IPHAN. Em 2013, publicou o livro Entre Relíquias e Casas Velhas, sobre a arquitetura das reformas urbanas de Pereira Passos no Rio de Janeiro do início do século XX, produto de sua tese de doutorado. O trabalho foi finalista do Prêmio Jabuti em 2014 e recebeu o prêmio de melhor livro da ANPUR em 2015. Em 2018, publicou o primeiro volume das Crônicas de uma cidade em obras, sobre a implantação do projeto Porto Maravilha no Centro e Zona Portuária do Rio de Janeiro. O livro é o primeiro produto de seu pós-doutorado em urbanismo, também desenvolvido no PROURB.
Pesquisa
A pesquisa de pós-doutorado atualmente em curso é bastante extensa, e tem como foco o estudo dos melhoramentos dos portos brasileiros no início do século XX e a implantação do “projeto Porto Maravilha” na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Articula-se em três linhas principais:
- O porto na cidade: a política nacional de melhoramentos dos portos do Brasil no início do século XX – essa linha tem por objetivo comparar as reformas portuárias do início do século XX em várias cidades brasileiras e seu impacto urbanístico, tomando como base a documentação primária levantada no Arquivo Nacional.
- Um diálogo entre antigo e novo: o bairro do Comércio na modernização do Porto de Salvador (1912-1933) – essa linha deverá conjugar a documentação do Arquivo Nacional sobre os melhoramentos do Porto de Salvador no início do século XX com a documentação primária levantada no Arquivo Histórico Municipal de Salvador sobre os edifícios produzidos durante os alargamentos de ruas no bairro do Comércio e as novas construções erguidas na faixa de aterro do porto. Será feita comparação com os casos do Rio de Janeiro e de Recife, onde os melhoramentos do porto estiveram associados à abertura de avenidas de elevado conteúdo simbólico na área de seus centros antigos. Dessa pesquisa, resultou o capítulo de livro publicado em 2016 com as seguintes referências:
DE PAOLI, Paula Silveira. “Um diálogo entre antigo e novo: o bairro do Comércio na modernização do porto de Salvador”. In: CRUZ, Maria Cecília Velasco e; LEAL, Maria das Graças de Andrade; PINHO, José Ricardo Moreno (orgs.). Histórias e espaços portuários: Salvador e outros portos. Salvador: EDUFBA, 2016. pp. 243-287. (ISBN 978-85-232-1520-0)
- Crônicas de uma cidade em obras. O projeto Porto Maravilha no Rio de Janeiro das Olimpíadas 2016 – linha dedicada à análise das obras de revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro, realizadas pela prefeitura entre 2009 e 2016, sob a alcunha de “projeto Porto Maravilha”. Suas fontes são notícias de jornal, notícias publicadas no site oficial do projeto, entrevistas realizadas por mim com os frequentadores dos espaços atingidos pelas obras e minhas observações de campo, durante a realização das obras e no período das inaugurações dos principais produtos do projeto, em 2016. As observações de campo e as entrevistas continuam até hoje, para a análise dos resultados do projeto. Os produtos deverão se articular em quatro volumes, dos quais dois dedicados ao período da realização das obras (2013-2015), um às grandes inaugurações e as Olimpíadas (2016) e um ao período pós-olímpico (2016-presente).
O terceiro volume articula a análise crítica dos produtos do projeto, sob o aspecto urbanístico, à memória da realização das obras, registrando o cotidiano de sua implantação e as opiniões dos cidadãos. Foi publicado em livro em 2018 com as seguintes referências:
DE PAOLI, Paula Silveira. Crônicas de uma cidade em obras. O projeto Porto maravilha no Rio de Janeiro das Olimpíadas 2016 – maio / agosto.2016. A entrega das obras e as Olimpíadas. Rio de Janeiro: Rio Books, 2018. 576p. (ISBN 978-85-9497-026-8)