Mariana Strauch Arruda
Título da Dissertação: Polos de Mobilidade e Processos de Revitalizacao:O Caso do Metro em Botafogo
Ano de defesa: 2011
Orientador: Rachel Coutinho Marques da Silva
Resumo | Abstract: Esta dissertação investiga a relação entre polos de mobilidade estruturados pelo metrô vistos como nós de um sistema em rede, a organização do espaço urbano e as atividades do lugar onde estão inseridos, usando como estudo de caso o bairro de Botafogo. A premissa desta pesquisa é de que há estreita ligação entre movimentação de pessoas e os processos de urbanização ao longo dos anos, expressa pelo aumento dos tempos de deslocamentos, a extensão da metrópole e a criaçãode novos centros e de novas dinâmicas espaciais nos mesmos. Serão discutidas as noções de mobilidade, acessibilidade, transporte urbano, infraestruturas, forma urbana e revitalização, pela ótica do processo de metropolização e em função da mudança na aceleração das velocidades, nos modos de deslocamento e do rompimento das barreiras espaciais.Estas mudanças aproximam lugares, os quais estabelecem novas relações entre redes técnicas de deslocamentos e o território . O objetivo específico desta investigação é verificar o impacto da estação do metrô em Botafogo, buscando entender como ocorre a mobilidade em subcentros urbanos e as possíveis transformações na forma e nos usos a partir da implantação de equipamento de transporte de alta capacidade. Visa também analisar como mudanças no sistema metroviário podem causar impactos na área de entorno de uma estação de metrô, como no caso da recente operação das Linhas Pavuna-Botafogo, General Osório-Sãens Peña. A pesquisa busca investigar os efeitos das infraestruturas de mobilidade de maior capacidade sobre o tecido urbano e sobre as atividades de uma área ou subcentro de menor porte que o centro principal. Trabalharemos com a hipótese de que os polos de mobilidade de pessoas estruturados a partir de estações de metrô são elementos propulsores para a revitalização de subcentros urbanos degradados. Optou-se trabalhar com a escala do tecido urbano, embora os dados relativos à demanda de transportes para o bairro de Botafogo sejam de âmbito metropolitano. As infraestruturas de mobilidade são vistas como redes, compostas por ligações (fluxos) e por nós(fixos) que desempenham tanto o papel de pontos geradores, como de polos de concentração de atividades .