Mariana López Méndez
Título da Dissertação: O Graffiti Institucional: Construção de uma imagem positiva de cidade
Ano de defesa: 2018
Orientador: Maria Cristina Nascentes Cabral
Resumo | Abstract:
Este trabalho busca refletir sobre o emprego da expressão cultural do graffiti em diferentes iniciativas institucionais de intervenção urbana, as funções que a prática cumpre para as instituições e sua relação com práticas neoliberais contemporâneas de desenvolvimento urbano. Nestas práticas, aparentemente prototípicas e as quais estimulam a transformação sócio-espacial impulsionada pelo mercado, diversas formas culturais ressignificadas ganham especial importância. Nessa linha, se visa compreender o processo de ressignificação e legitimação do graffiti em ‘cultura oficial’ para poder ser empregado institucionalmente, as mudanças que tal ressignificação cria nas funções que o graffiti cumpre para seus realizadores, assim como as mudanças que cria na nossa relação com o espaço urbano, e a forma como o transformamos. Para tanto, foram comparados dois exemplos de graffiti institucional que aconteceram no Brasil: o Museu de Arte de Rua, em São Paulo, e o Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro. Para conhecer as iniciativas desde a perspectiva institucional, se analisaram os editais, publicações em meios de comunicação e normatividade de ambos os casos. Conversouse com grafiteiros participantes e não participantes com o objetivo de compreender a relação deles com a prática de graffiti institucional. Finalmente, para entender as diferenças entre o graffiti e o graffiti institucional, comparam-se diversos exemplos de graffiti existente em ambas as cidades com o graffiti institucional dos casos estudados. Conclui-se que, mesmo que o graffiti esteja passando por um processo de ressignificação e dominação institucional, este, por ser uma expressão cultural e um processo social, não é totalmente controlado nem dirigido. O graffiti institucional, por sua parte, não é considerado pelos grafiteiros menos legítimo do que o graffiti, portanto, seu papel no espaço urbano é ambíguo.
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