Mariana Farias Costa Sampaio
Título da Dissertação: BRT transcarioca transposição X transformação uma abordagem paigística sobre uma infraestrutura da mobilidade
Ano de defesa: 2015
Orientador: Victor Andrade
Resumo | Abstract: Novas tecnologias de transportes estão sendo introduzidas na paisagem do Rio de Janeiro gerando um volume de transformações urbanas sem precedentes na história recente da cidade. Com enfoque no movimento pelo território e dimensionadas visando o desempenho do sistema, tais tecnologias atuam sobre a paisagem, mas sem efetivamente tocá-las; objetivam paisagens distantes e abdicam da paisagem imediata. Os resultados destas formas de atuação são a fragmentação dos locais de intervenção, a anulação da paisagem natural e o empobrecimento do espaço público devido à desvalorização da “escala” humana, que possui atribuições particulares de distância, velocidade e tempo. Investimentos em infraestruturas de mobilidade são, no entanto, defendidas como estratégicas para se alcançar a sustentabilidade urbana. Mas como classificar de sustentáveis intervenções que dotadas de um único programa, se sobrepõem à estrutura urbano-natural e desqualificam a paisagem onde se inserem? O objetivo deste trabalho é avaliar as intervenções relacionadas ao atual plano de mobilidade carioca; nomeadamente a implantação de um corredor “BRT” na Avenida dos Campeões, bairro de Ramos, subúrbio carioca. Busca-se compreender as soluções e os conceitos condutores destas infraestruturas e confrontálos com as teorias paisagísticas que estimulem o desenvolvimento de uma paisagem que seja urbana, social e ecologicamente sustentável. Partindo de análises do próprio local, são identificadas 4 estratégias de atuação, condutoras do desenho do corredor “BRT” – de velocidade maior – com soluções que priorizem o espaço público – de velocidade menor – para a redefinição de uma nova paisagem.