Maria Rúbia Martelletti Grillo Pereira
Título da Dissertação: O Hub periférico fluminense : lógicas transversais a partir da Estação intermodal da Pavuna/São João de Meriti
Ano de defesa: 2024
Orientador: Cauê Capillé
Resumo | Abstract: Em uma sociedade estruturada pelo movimento pendular diário de pessoas, os espaços infraestruturais de trânsito possuem uma enorme capacidade de influenciar as regras das dinâmicas urbanas locais e metropolitanas. Esses espaços não apenas organizam grande parte da população em constante trânsito, mas também oferecem potencial para a apropriação coletiva do espaço. A principal força do sistema de mobilidade metropolitano é sua capacidade de alcançar milhares de pessoas diariamente, que não apenas passam por esses espaços, mas permanecem neles por longos períodos. A discussão atual em torno dos Hubs de transporte surge a partir do entendimento deles como grandes “polos de trocas metropolitanas”, caracterizados como receptáculos privilegiados nas transformações das “cidades globais”. Esses Hubs são entendidos (em particular pelo norte global), a partir das grandes estações intermodais, projetadas também para abarcar novos modais de transporte ativo/sustentável. Entretanto, no caso da América Latina e em particular, da periferia fluminense, esta centralidade de trânsito comercial e diversa se dá, muitas vezes através de apropriações do espaço e usos não previamente programados pelos órgãos de planejamento. Para compreender esse Hub é necessário reconhecer os comportamentos e as relações que surgem da interação entre a infraestrutura e a ocupação do território passando pelos diversos agentes que atuam no espaço, oficiais ou não. Dessa forma, é importante entender como se configuram as nossas centralidades de trânsito, particularmente nas periferias metropolitanas: em que medida podemos considerá-las como ‘Hubs de transporte’? Em particular, esta pesquisa tem por objetivo caracterizar o intermodal periférico fluminense a partir da relação entre a arquitetura da infraestrutura e os usos de comércio informal que se acoplam a esse. O principal estudo de caso consiste na análise do entroncamento entre trem, metrô e ônibus na fronteira entre o bairro da Pavuna (Rio de Janeiro) e o centro da cidade de São João de Meriti, onde se pretende explorar, através de recursos gráficos de análise, a relação entre a arquitetura formal de longa duração das estações e a arquitetura de curta duração dos comércios e serviços ‘informais’.
