Maria Castilho Maron Pettersen
Título da Dissertação: De espaço residual a comum urbano: ações culturais nos baixios de viadutos do Rio de Janeiro
Ano de defesa: 2021
Orientador: Adriana Sansão Fontes
Resumo | Abstract: Esta dissertação tem como objeto de estudo as “ações culturais” sob os viadutos do Rio de Janeiro. A delimitação se deve à percepção de que elas se multiplicaram e ganharam visibilidade na capital do estado nos últimos anos. A exemplo disso, estão: o famoso Baile Charme de Madureira sob o viaduto Negrão Lima; o premiado e reconhecido Espaço Cultural Viaduto de Realengo sob o viaduto Aloysio Fialho Gomes; a improvisada biblioteca do Viaduto Literário sob o viaduto São Pedro São Paulo; entre outros casos. Diante disso, a pesquisa tem o propósito de discutir o potencial que elas possuem de instaurar “comuns urbanos” nesses “espaços residuais” adjacentes à infraestrutura do transporte. Compreende-se que essa pretensão passa pela verificação da capacidade que essas práticas possuem de estabelecer uma relação coletiva e não mercantilizada entre os seus praticantes e o espaço em que se inserem, num processo de reivindicação e/ou renegociação dos recursos partilhados da urbe para atender aos interesses comuns. Ademais, a circunstância investigada também engloba o debate sobre potencialidade desses locais enquanto catalizadores de ações dos usuários e suportes para práticas coletivas. Para alimenta-lo, a pesquisa assume um caminho de mão dupla: em uma direção, está a identificação das possibilidades de usos coletivos – e de adaptações do local para tal fim – que as ações culturais experimentam dentro das oportunidades que as configurações desses espaços as oferecem; na outra direção, o reconhecimento e interpretação da combinação de aspectos físico-funcionais que compõem a ocasião oportuna ou favorável oferecida por eles. Os procedimentos metodológicos utilizados no estudo foram: i) a pesquisa bibliográfica sobre questões relacionadas ao tema e aos locais em que as apropriações se manifestam para um melhor entendimento das variáveis que as permeiam; ii) a pesquisa eletrônica em meios considerados mais informais – como as redes sociais – devido à precariedade de acervo formal sobre algumas das intervenções e à possibilidade de promover estudos sobre esse material fotográfico, que é produzido edisponibilizado pelos próprios atores sociais envolvidos nas ações; iii) bem como as “conversas informais” com os organizadores das ações culturais escolhidas para uma investigação mais aprofundada. O material está segmentado em três capítulos: os dois primeiros se encarregam da revisão da literatura e o terceiro da análise de casos específicos, o Espaço Cultural Viaduto de Realengo (ECVR) e o Viaduto Literário (VL).
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