Marcela Gondim Quara Kanitz
Título da Dissertação: Mobilidade ativa e vitalidade econômica: métodos e resultados sobre a contribuição do pedestre e do ciclista para a economia local
Ano de defesa: 2019
Orientador: Victor Andrade
Resumo | Abstract: O histórico de planejamento urbano focado nos veículos motorizados é uma das principais causas da atual crise da mobilidade urbana. A priorização do uso do carro colocou o transporte público coletivo e os deslocamentos não motorizados em segundo plano em grande parte das cidades. Nas últimas duas décadas, nesse contexto de crise, a mobilidade ativa ganha relevância no debate sobre a mobilidade como uma alternativa sustentável para os deslocamentos urbanos e que tem o potencial de trazer benefícios em termos ambientais, sociais e também para a economia local. O sucesso de políticas públicas favoráveis à mobilidade ativa depende também da aceitação pública, de uma mudança comportamental da população e da vontade política os diversos atores, públicos e privados, envolvidos com a questão da mobilidade urbana. Nesse processo, a produção de dados sobre os benefícios e efeitos da mobilidade ativa para a cidade e para as pessoas é fundamental, campo onde a produção acadêmica e científica ainda é incipiente. A presente dissertação dá luz ao tema da relação entre a mobilidade ativa e a vitalidade econômica local, entendida no trabalho como um processo que gera uma economia saudável,espaços urbanos vivos, com diversidade de usos e com qualidade de vida para a população local. O trabalho apresenta uma revisão sistemática inédita sobre o tema e uma análise crítica sobre os métodos e resultados de estudos internacionais e brasileiros que mensuram a contribuição econômica local dos pedestres e dos ciclistas e que investigam o efeito de intervenções favoráveis aos modos ativos, coletando dados diretamente nas populações impactadas. As análises metodológicas desenvolvidas mostram a importância de estudos sobre a mobilidade ativa como um instrumento de monitoramento de políticas públicas que permite aumentar a compreensão não só sobre questões relativas aos deslocamentos nas cidades, mas também sobre diferentes aspectos transversais à questão da mobilidade urbana.
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