Luise Martins da Silva
Título da Dissertação: Espaço Público e Cidadania: Usos e Manifestações Urbanas
Ano de defesa: 2009
Orientador: Denise Barcellos Pinheiro Machado
Resumo | Abstract: Este trabalho discorre sobre o espaço público nas cidades contemporâneas e a sua relação com a cidadania, buscando compreender como acontecem os mais diversos usos e formas de manifestações urbanas nestes espaços e como os mesmos podem contribuir para a democratização da cidadania nos dias de hoje. Parte-se de uma revisão bibliográfica que visa o entendimento da importância do espaço público ao longo do tempo e sua relevância na atualidade, da mesma forma que procura compreender as questões ligadas à cidadania, possibilitando construir uma relação entre os dois termos e que serve de base para a definição do conceito de espaço-cidadão. Desenvolve-se este conceito para designar os espaços públicos com determinadas qualidades que contribuam para o fortalecimento da cidadania entre a população usuária. Desta forma, considera se como espaçocidadão aquele que estimula a interação e as trocas sociais, possibilitando ao usuário o seu reconhecimento enquanto indivíduo e enquanto parte de uma coletividade, bem como fortalecendo o sentido de pertencimento, além de permitir as mais diversas formas de manifestação.
Tal conceito é utilizado para demonstrar exemplos de espaços públicos onde se podem identificar usos e manifestações urbanas favoráveis ao fortalecimento da cidadania, localizados nas cidades de Eindhoven, na Holanda; Barcelona, na Espanha; além da cidade do Rio de Janeiro. As particularidades desses espaços públicos são descritas de forma a justificar a inclusão dos mesmos na categoria de espaços-cidadão. Entre os resultados encontrados com a pesquisa, destaca-se a questão da diversidade social como fator preponderante para a promoção e o estímulo de práticas cidadãs que desenvolvam o vínculo social entre a população. Chama-se atenção, também, à importância de se ter em conta as peculiaridades de cada contexto sócio-cultural quando se pretende trabalhar com espaços públicos.
O trabalho conclui que apesar da tendência verificada por muitos estudiosos que apontam para o declínio dos espaços públicos na cidade contemporânea, é possível encontrar diversos exemplos de espaços que gozam de muita vitalidade e diversidade social, desempenhando um papel relevante na construção e no fortalecimento da cidadania nos dias de hoje.