Luisa da Cunha Teixeira
Título da Dissertação: Plataformas digitais de mobilidade urbana - o Caso do Caronaê UFRJ
Ano de defesa: 2019
Orientador: Rodrigo Cury Paraizo
Resumo | Abstract: Aplicativos móveis baseados em localização tem sido um tema de pesquisa em ascensão no campo do Urbanismo pelo potencial de transformação que trazem para o espaço urbano. As práticas urbanas mediadas pela tecnologia digital, em suas diversas formas, são o tema de pesquisa desta dissertação de mestrado, tendo como foco aquelas do campo da mobilidade urbana, mediadas por dispositivos móveis.
Para isso, escolhemos como estudo de caso o Caronaê, o sistema de caronas oficial da Universidade Federal do Rio de Janeiro, criado por estudantes para a comunidade acadêmica e lançado em 2016. O aplicativo permite o compartilhamento das vagas ociosas em viagens de carro com destino ou origem nos campi da UFRJ, aumentando a taxa de ocupação nessas viagens e incentivando uma maior integração entre a comunidade da UFRJ.
O trabalho se inicia com uma reflexão sobre o uso das TIC´s na cidade, nas mais diversas esferas da vida urbana. Em seguida, realizamos uma análise comparativa entre diversas plataformas de mobilidade urbana, classificando-as de acordo com suas funções. Por fim, analisamos detalhadamente o projeto Caronaê UFRJ e os dados gerados nos três anos de atividade do projeto.
Os resultados revelam um pouco da dinâmica de caronas na Cidade Universitária e das trocas possibilitadas por esse compartilhamento de viagens dentro da comunidade acadêmica da UFRJ. As análises indicam que a prática proporciona um aumento da taxa de ocupação dos carros e reduz significativamente a quantidade de gases poluentes emitidos para a atmosfera, gerando grandes benefícios para o ambiente urbano no geral e para a comunidade UFRJ em especial.