Gustavo Leivas da Costa Araujo
Título da Dissertação: Mobilidade Cicloviaria e Morfologia Urbana, Um Olhar Sobre o Bairro de Botafogo, na Zona Sul da Cidade do Rio De Janeiro
Ano de defesa: 2013
Orientador: Andréa de Lacerda Pessôa Borde
Resumo | Abstract: O modal cicloviário tem se destacado como importante alternativa de mobilidade urbana no atual contexto do aumento dos problemas relacionados à mobilidade nos grandes centros urbanos. É preciso, no entanto, realizar pesquisas que contribuam para desenvolver a compreensão sobre a mobilidade cicloviária e seus modos de funcionamento no espaço urbano, subsidiando assim, a inserção da bicicleta como opção de transporte nas cidades. Este foi, portanto, o objetivo desta pesquisa. Para tal buscou-se analisar a relação entre padrões de circulação por bicicleta e aspectos da morfologia urbana, em particular os graus de conectividade, acessibilidade, continuidade e integração associados às malhas: viária e cicloviária. A fim de estudar a mobilidade cicloviária na dimensão intraurbana da cidade do Rio de Janeiro delimitou-se como recorte espacial o bairro de Botafogo situado na Zona Sul desta cidade. A constituição de uma base de dados sobre a infraestrutura cicloviária de Botafogo foi um dos objetivos secundários desta pesquisa. Foram considerados ainda os dados cartográficos coletados, analisando como ocorre o compartilhamento do espaço viário entre usuários da bicicleta para fins de transporte e usuários de outras formas de deslocamento e ainda dados bibliográficos relacionados ao desenvolvimento e planejamento do modal cicloviário, aos quais se agregaram experiências de excelência de mobilidade cicloviária ocorridas ao longo do processo de desenvolvimento da bicicleta como meio de transportes. Para o desenvolvimento desta pesquisa, com foco na caracterização do uso da bicicleta e na identificação de padrões de deslocamento por bicicleta associados à morfologia urbana, optou-se por uma abordagem de caráter exploratório apoiada no uso de três ferramentas principais: registros de deslocamento (com auxilio de dispositivos de GPS, registros em vídeo e diários de uso), contagens de usuários e, de forma complementar, a aplicação um questionário fechado. Complementando o caráter exploratório privilegiado utilizou-se o método da sintaxe espacial e algumas de suas ferramentas como os mapas axiais na tentativa de estabelecer relações entre a participação da configuração espacial da estrutura urbana analisada sobre o uso da bicicleta dentro da área de estudo.