Frederico Pereira Athai Mazziotti
Título da Dissertação: Vias Urbanas - Vidas Humanas Tipologia, Morfologia e Sociedade. Estudo de Caso: A Rua de 1º Março
Ano de defesa: 2007
Orientador: Roberto Segre
Resumo | Abstract: Apresenta-se neste corpo um trabalho que aborda as ruas como tema principal, observando suas formas, tipos, configurações, estruturas, equipamentos e o passivo histórico que condicionou sua atual imagem. No primeiro capítulo, apresentam-se as ruas, os tecidos e as malhas decorrentes dos arruamentos, priorizando a evolução histórica destes canais de fluxo desde a antiguidade até os dias contemporâneos. Um passeio no tempo de extrema relevância para o entendimento da atualidade. No capítulo seguinte, demonstram-se suas configurações tipológicas, categorizando-as em becos e vielas, ruas estreitas, médias, largas, muito largas, expressas e ruas de água - canais. Para tal utilizou-se de exemplos das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, ilustrando o capítulo com desenhos em planta e seção que ilustram as categorias ensaiadas e Amsterdã e Veneza para a categoria canais. Mais adiante, aborda-se o sistema viário do Rio de Janeiro, apresentando-se a evolução da malha viária e consequentemente dos quarteirões da cidade. É um capitulo que valoriza a transformação histórica da cidade de São Sebastião, uma vez que trata o tema desde o século XVI até a atualidade. No capítulo quatro, aborda-se o objeto pontual escolhido para estudo. No caso a Rua 1 de Março. Trata-se o objeto desde a formação do antigo vilarejo, ainda no século XVI, uma vez que Caminho Manoel de Brito, trilha primitiva que deu origem a Rua Direita e já no limiar dos séculos XIX e XXa Rua 1º de Março, já figura nos mapas mais antigos do Rio de Janeiro. Neste item, ainda aborda-se a composição da sociedade carioca. No item cinco, produz-se a interpretação da Rua 1º de Março na atualidade, valendo-se de dados colhidos no local e em órgão administrativos municipais.