Daniella Burle de Loiola
Título da Tese: RESISTÊNCIAS URBANAS: Construção e análise de narrativas fílmicas para pensar a moradia popular
Ano de defesa: 2021
Orientador: Luciana da Silva Andrade
Resumo | Abstract: A tese percorre a questão da moradia popular, através da produção e análise de narrativas fílmicas. Um de seus produtos é argumento do longa-metragem de ficção Caminhos de luta, que aborda as negligências da política habitacional no Brasil. Para construir a pesquisa, foi adotada a metodologia subjacente à teoria ator-rede concebida por Bruno Latour e sua compreensão de que narrativas são instrumentos capazes de revelar o social – o movimento de associação que atores humanos ou não humanos estão constantemente a fazer, a desfazer e a refazer. Diante disso, foi criado e adotado o método tese projetofilme no qual a coleta de dados e as discussões empreendidas na pesquisa ocorreu com a função de criar uma base de referências para a elaboração de uma narrativa fílmica. Nesse processo, traçamos ainda: uma leitura do movimento do social vinculado ao tema da moradia e cidade através do arco dramatúrgico dos filmes Parasita, Era o hotel Cambridge e Quem mora lá (obras que tratam do urbano, moradia e ocupações); um debate sobre a capacidade de influência do cinema sobre as cidades e pessoas, entendendo quando e como ele pode ser um mecanismo de poder, saber e subjetivação humana; uma análise da formação do espaço urbano de Caruaru (cidade onde está locada a narrativa) em função das políticas habitacionais. Portanto, a escrita de Caminhos de luta foi encarada como um instrumento para mapear e condensar os conflitos urbanos e habitacionais. Com a personagem Joice, acompanhamos sua condição de moradia desde um barraco quando criança, passando por um conjunto do Minha Casa, Minha Vida até um edifício ocupado por ela junto a integrantes do MTST. Com o avanço da agenda neoliberal, cada vez mais, a moradia popular tem se tornado um produto uniformizado – uma commodity – regulada pelo sistema financeiro global. Aqui chamamos essa forma de produção de modo urbanização-lucro e apontamos a necessidade de superar tal modelo, já que ele é responsável por produzir espaços excludentes, insustentáveis e sem qualidade não só para as camadas populares. Com o método tese projeto-filme, a tese contribui na transformação dos dados de pesquisa numa narrativa fílmica. Quando concebidas sob aspectos da realidade, entendemos que as narrativas podem ser instrumentos políticos e didáticos, colaborando, de alguma maneira, com o movimento do social como preconiza Latour.