Alunos egressos

Carlos Rodrigo Avilez Andrade Bezerra da Silva

Título da Dissertação: Bairro Escola:Educação e Urbanismo em Uma Politica Pública Integrada

Ano de defesa: 2011

Orientador: Lilian Fessler Vaz

Resumo | Abstract: Esta pesquisa examina as possibilidades de mudanças na rotina dos habitantes dos bairros de Nova Iguaçu após a implantação do Bairro-Escola como política sócioeducacional para o município. Baseados nas orientações de Henri Lefebvre, Boaventura S. Santos e Edgar Morin, entre outros, procuramos compreender, se, como e por que o Bairro-Escola passou a fazer parte das vidas das pessoas, pela ótica dos próprios habitantes, verificando a hipótese de uma possível transformação nas suas práticas socioespaciais cotidianas após a consolidação dessa política pública. A realização de um estudo de caso se mostrou a estratégia mais indicada para atingir os objetivos da pesquisa, realizada nos bairros de Miguel Couto e Rancho Novo. As atividades realizadas envolveram uma caracterização geral do bairro, verificando a existência e o estado das intervenções do Bairro-Escola no espaço urbano, e entrevistas com a população, através das quais foram observadas, em cada bairro, as atitudes e os valores que os habitantes guardam em relação aos seus lugares e percursos habituais. Quanto ao Bairro-Escola, foi observado o grau de conhecimento e de envolvimento nessa política pelos habitantes, assim como da opinião destes a respeito das ações que conhecem. Consideramos que essa abordagem de pesquisa abre possibilidades para descobertas no campo do urbanismo e das políticas públicas participativas, além da possibilidade de ampliação do debate sobre a vida urbana em esfera pública. Foi constatada a crucial importância da escolha e da correta aplicação de uma metodologia adequada para a criação de um processo participativo de implantação do Bairro-Escola desde o seu planejamento, que alcançasse o envolvimento da população novaiguaçuana para o desenvolvimento das ações pretendidas nos bairros propostos. Desta forma, ressaltamos o estabelecimento de processos amplos de politização e democratização do conhecimento e, de suas aplicações objetivas nas abordagens voltadas à temática urbana, que visem enfrentar os desafios impostos pelo fenômeno urbano rumo à prática do direito à cidade

Link Base Minerva UFRJ