Alunos egressos

Andre Cavendish Wanderley Jacques de Moraes

Título da Dissertação: O Projeto de conjuntos habitacionais e a cidade: bairro da Mangueira e Lafayette - uma investigação sobre o papel do arquiteto e suas ferramen...

Ano de defesa: 2018

Orientador: Guilherme Carlos Lassance dos Santos Abreu

Resumo | Abstract: A cidade vista como unidade integralmente composta se tornou o fantasma de um ideal perdido, uma lenda invisível em sua profusão de próteses, superposições, esvaziamentos e congestões. A intervenção na cidade se resume à supressão de uma falta e tende à reprodução do binômio centro intenso vs periferia dependente, em que um dita as qualidades e características do outro.
Ao mesmo tempo, pensar a habitação ou o habitat na cidade é uma tarefa complexa que envolve diversos campos do pensamento. A estrutura do grupo doméstico e das relações familiares, as grandes linhas da concepção da individualidade, assim como as relações entre indivíduos e a dimensão econômica e produtiva das formas de sociabilidade de uma sociedade estão inscritos na organização espacial que essa mesma sociedade produz. O espaço revela as qualidades e o estatuto de seus habitantes, suas maneiras de pensar e de conceber a vida na cidade. A ação sobre o espaço da cidade nos permite acompanhar as evoluções e mudanças sociais dessas sociedades e suas causas.
Nesse sentido, o presente trabalho constitui uma investigação sobre o projeto de conjuntos habitacionais a partir de duas porções de cidade projetadas e construídas: um bairro em Évora e um parque em Detroit. Dois casos ímpares da história da arquitetura que ultrapassam a simples contemplação de um programa para explorar a possibilidade de se fazer-cidade através da arquitetura e assim construir um locus excepcional a partir do exercício de projeto e da oportunidade dada por politicas habitacionais.
Tensionando a relação entre forma social e forma construída, nos perguntamos: qual o lugar do arquiteto nesses processos de trocas, negociações e disputas políticas e sociais? Como suas ferramentas argumentam e refletem as intenções pessoais e coletivas dos espaços construídos, revelando seu papel político? Através de que meios o projeto de conjuntos habitacionais nos permite vislumbrar uma cidade (ou uma porção dela) que, além de alojar seus habitantes, ultrapassa a grande divisão dada por um centro intenso que se opõe a uma periferia dependente?

Link Base Minerva UFRJ | Link Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES

Pesquisas: