Corpo docente

Ana Lucia Nogueira de Paiva Britto

Possui graduação em geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Urbanismo pelo Institut D’Urbanisme de Paris – Université de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) (1995). Realizou pós-doutoramento no LATTS – Laboratoire Techniques Territoires et Sociétés da École Nationale de Ponts et Chaussées (2005-2006). É professora associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do PROURB – Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde ingressou em 1997, coordenadora do LEAU, Laboratório de Estudos de Águas Urbanas e pesquisadora do Observatório das Metrópoles, grupo de pesquisa sob a coordenação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano IPPUR-UFRJ. Pesquisadora Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2012-2014; 2015-2017; 2018-2020). Coordena projetos de cooperação internacional sobre gestão de saneamento ambiental. É coordenadora de Projetos do ONDAS Observatório Nacional do Direito Humano à Água e ao Saneamento Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Infraestruturas Urbanas e Regionais, atuando principalmente nos seguintes temas: serviços urbanos, saneamento ambiental, águas urbanas, meio ambiente urbano, gestão metropolitana.

Pesquisas