Alexandre José de Souza Pessoa
Título da Tese: Aprendendo a aprender: experiências metodológicas em urbanismo no atelier integrado
Ano de defesa: 2019
Orientador: Denise Barcellos Pinheiro Machado
Resumo | Abstract: O ensino de Arquitetura e Urbanismo para o século XXI precisa ser repensado e reimaginado dentro das condicionantes sociais, econômicas, políticas e tecnológicas da complexidade contemporânea. É anacrônico continuar ensinando os estudantes de forma similar ao que se fazia no século XIX, tratando o currículo das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo como um somatório multidisciplinar. A compreensão de que a interdisciplinaridade, aliada a capacidade de entender e formular os problemas ligados ao campo profissional, indo além de fórmulas e receitas, é a chave para a inovação e a produção de conhecimento. Como estudo de caso analisamos a evolução curricular da FAU/UFRJ e a implantação do Atelier Integrado em sua grade curricular, relatando a experiência do Atelier Integrado 2 entre 2009 e 2019 e seu esforço em construir uma metodologia interdisciplinar no ensino de urbanismo.