Alberto Kerdman Bloch
Título da Tese: Mobilidade em Organizações Turísticas
Ano de defesa: 2010
Orientador: Lúcia Maria Sá Antunes Costa
Resumo | Abstract: Este trabalho desenvolve reflexões sobre a mobilidade no contexto dos espaços urbanos em cidades turísticas de pequeno porte. Ao aprofundar a compreensão da função dos deslocamentos nessas localidades revelamos o impasse conceitual no planejamento da mobilidade, que coloca em risco a durabilidade desses destinos turísticos, por adotarem modelos que desconsideram as funções peculiares dessas cidades.
Argumentamos, com base por um lado nas práticas urbanas recentes que conjugam saberes técnicos e ciências sociais, e por outro lado na pesquisa teórico-conceitual de Edgar Morin sobre a complexidade, que esse impasse é decorrente da cultura técnica e política embasada no paradigma disjuntivo, que trabalha o problema da mobilidade a partir de abordagens setorizadas, inadequadas para observar o fenômeno urbano em sua totalidade.
Nas cidades que escolhemos como casos-referência para consubstanciar a pesquisa de tese, analisamos o rebatimento dos conceitos sobre mobilidade nos projetos, ações e na configuração atual dessas localidades. Abordamos temas de diferentes campos do conhecimento que entendemos essenciais para a discussão da problemática da mobilidade em cidades turísticas, tendo em conta a complexidade e contemporaneidade do objeto de estudo.