A Experiência Imersiva em 360°: investigação, representação e imersão digital na Cidade do Rio de Janeiro nos séculos XIX e XX

Coordenador:

Integrantes:

  • Gabriel Boner da Silva
  • Carolina Gaspar Vereza
  • LUcas Apóstolo dos Santos Freire
  • Hugo Cruz Reis
  • Julio de Oliveira Milhm
  • Isabella Campos Mendes

Núcleos e Laboratórios:

Linhas de pesquisa:

A pesquisa investiga métodos de representação e experimentação em 360° aplicados à análise do desenvolvimento urbano e da história da área central da cidade do Rio de Janeiro durante os séculos XIX – XX. Apresenta como principal objetivo investigar a imersão enquanto método de representação para a Arquitetura e Urbanismo, no campo disciplinar da Gráfica Digital, com aplicação direta em: panoramas, experiências imersivas, experiências em 360°, desenhos à mão livre em 360°, representação da arquitetura e da cidade, modelos geométricos, realidade virtual e realidade aumentada. Neste momento, a pesquisa analisa o Panorama da Baía e da Cidade do Rio de Janeiro, idealizado e executado pelos pintores Victor Meirelles de Lima (1832-1903) e Henri Charles, Langerock (1830-1915), perdido no início do século XX, e objetiva recriar digitalmente a experiência imersiva deste Panorama através do motor de jogos Unity com óculos de realidade virtual. A pesquisa tem apoio dos programas de Iniciação Científica PIBIAC e PIBIC da UFRJ.