Bruna Mayer de Souza Sampaio

Título da Tese: Dwelling in Hybrid places: the experience of place with ubiquitous internet

Ano de defesa: 2022

Orientador: José Ripper Kós

Resumo | Abstract: Esta dissertação tem como foco compreender como vivenciamos lugares em ambientes com internet móvel e ubíqua (UMI). A pesquisa tem uma abordagem fenomenológica, com foco na descrição de nossas experiências, e aborda o tema por meio de três perspectivas complementares: as características do espaço com a evolução da tecnologia da internet, lugar, e habitar. A evolução da tecnologia da internet se concentra na experiência do usuário, descrevendo como a mudança de dispositivos fixos para portáteis levou a uma mudança da compreensão do ciberespaço como algo separado do mundo físico, para uma ideia de lugares permeados pela internet e vivenciados como híbridos. A perspectiva sobre o ‘lugar’ toma a compreensão de Jeff Malpas sobre a estrutura do lugar como uma abertura limitada que engloba objetividade, subjetividade, espaço e tempo, para analisar e descrever como as características da UMI afetam a forma como vivenciamos essas estruturas. O capítulo sobre ‘habitar’ aborda a natureza de nossa existência neste mundo e os efeitos que a UMI está tendo sobre como essa existência ocorre no ambiente físico. A partir da interpretação de Norberg-Schulz sobre o conceito de habitar de Heidegger, três categorias são utilizadas para estruturar a análise: ‘orientação’, referente à nossa capacidade de divagar; ‘identificação com lugares’, em relação aos nossos sentidos de apego a lugares e pertencimento; e ‘significado’, abordando a busca do ser humano por sentido na vida e como esses significados são reunidos e concretizados como parte de nossas vidas. Esta pesquisa também apresenta como nossa existência neste mundo se dá por meio do engajamento, argumentando que nosso foco de atenção é um elemento crucial na definição do lugar que estamos vivenciando. Heidegger entendeu que a forma como construímos deve vir da forma como habitamos. Descrevendo como se dá a nossa existência em ambientes com UMI, esta pesquisa pretende fornecer uma estrutura através do qual possamos entender como os lugares que projetamos serão vivenciados nesse contexto.

Link Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES

Núcleos e Laboratórios: