divulgação



Seminários PROURB: Janice Perlman

Transforming Cities from the Bottom –Up: The Evolution of the Mega-Cities Project and the Promise of MC2

Nesta apresentação na UFRJ, Janice irá abordar seu trabalho sobre Mega-Cities e MC2 que corresponde a nova estratégia, lançada durante o Habitat III onde houve a premiação e reconhecimento de dois jovens que atuam no tema de inovações urbanas e 5 conferencistas sendo uma delas, Gizele Martins do Forum de juventude do Rio de Janeiro.

Dia 30/11/2016 – às 11:30 horas

Auditório – LAMEMO/CT

PROURB/FAU/UFRJ

Janice Perlman, doutora em Ciências Políticas e Estudos Urbanos pelo MIT, é antropóloga formada na Universidade de Cornell além de pesquisadora, professora e consultora com atuação nas cidades do mundo inteiro.
Fundadora e presidente do Projeto Mega-Cidades, instituição sem fins lucrativos que foi criada 30 anos atrás para “reduzir o desperdício do tempo entre ideias e implementação nas soluções aos problemas urbanos. O seja conectar pesquisa com politicas publicas e praticas –ou juntar teoria e pratica.

Foi Professora no Departamento de Planejamento Urbano e Regional de Universidade de California Berkeley, desde então vem atuando nas Universidades de Columbia, NYU, Trinity, Paris, e na UFRJ.
Consultora internacional para o Banco Mundial, UN HABITAT, USAID, UNDP, UNFPA, BID entre outras.

Conhecida como autora do livro O Mito da Marginalidade, (Editora Paz e Terra, 1977) que ganhou o Premio C. Wright Mills. Ela voltou a campo 30 anos depois para dar continuidade do estudo destas três favelas e com 750 pessoas. O resultado desta pesquisa longitudinal é no livro Favela: Four Decades of Living on the Edge in Rio de Janeiro (Oxford University Press, 2010) que recebeu o Prêmio PROSE 2010 do melhor livro do ano em duas categorias: “Excelência nas Ciências Sociais” e “Contribuição Excepcional para o Campo da Sociologia e do Trabalho Social”.

 



Publicado em 29/11/2016