Laboratório Habitação e Forma Urbana

Coordenador:

Integrantes:

O Laboratório de Habitação, Projeto e Forma Urbana estuda a relação entre os diversos tipos de habitação e forma urbana, procurando analisar ao mesmo tempo a qualidade dos projetos habitacionais – urbanos com ênfase na habitação social. Faz uma recuperação das discussões pós-CIAM , quando se dá a ruptura com o movimento moderno e são operados conceitos de escalas – cidade -bairro – rua – habitação. Trabalha na análise da habitação em três escalas, a da localização na cidade (definida pela proximidade com as centralidades urbanas), inserção no bairro definidas pelos atributos que o bairro oferece para completar a habitação (quantidade e diversidades de usos e oportunidades) e, finalmente, a escala do conjunto, onde entram parâmetros de diversidade espacial, limites, permeabilidade espacial, espaços seguros, qualidade dos espaços intermediários, entre outros.

Faz parte do grupo a Profa. Maria Lucia Pecly que em 2011 defendeu tese que faz uma analise consistente das diversas qualidades espaciais existentes em conjuntos habitacionais, recuperando desde as primeiras experiências alemãs no início do século XX, até a analise dos conjuntos do IAPI de Realengo, quando desenvolve o conceito de Desenho Urbano Vital (DUV), que estuda a correlação entre projeto de habitação de interesse social (HIS), vitalidade urbana e apropriação do espaço público, criando uma metodologia de analise espacial . Tem pesquisa sobre Política habitacional e construção de cidade ,com avaliação do impacto do Programa Minha Casa Minha Vida que conta com a participação de bolsistas de doutorado , mestrado e de graduação do CNPq e da FAU UFRJ.Em dezembro de 2012 foi publicado o livro” Habitação Social e Cidade “, dentro desta linha de interesse .O laboratório faz parte da Rede FAU de habitação , reconhecida como parceira universitária pelo UN Habitat.
O grupo tem longa experiência em projetos de urbanização de favelas , tendo trabalhado na elaboração dos projetos Ladeira dos Funcionários- Parque são Sebastião , Quinta do Caju, Parque Boa Esperança, Divineia (Campo Grande), Cachoeira Grande Cachoerinha (Grajaú – Jacarepaguá ), Morro de São João , Morro São José Operário (praça Seca), Morro do Andaraí , Morro do Catumbi , Morro de São Carlos, Morro do Chapadão (Chico Mendes), Colônia Juliano Moreira. Em 2010 foi ganhador do concurso Morar Carioca, com menção honrosa entre as cinco melhores propostas.

Profa. Maria Lucia em 1999 ganhou o concurso do Vilas Cariocas, com a preocupação do desenho urbano dos espaços intermediários e criando a possibilidade de intervenção nas casas por seus moradores. De 2009 a 2011,a prof. Maria Lucia Pecly , desenvolveu projeto de pesquisa, em conjunto com o Atelier Universitário da FAU-UFRJ, visando elaborar um Plano de Reabilitação e Ocupação dos Imóveis do Estado Rio de Janeiro localizados na Área Central da Cidade do Rio de Janeiro. O projeto constou de: levantamento do patrimônio imobiliário; definição dos critérios para seleção dos imóveis prioritários; e projetos de arquitetura para ocupação dos imóveis.