divulgação



MANIFESTAÇÃO DO PROURB-FAU/UFRJ EM RELAÇÃO À NOMEAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DO IPHAN

O Programa de Pós-graduação em Urbanismo da FAU-UFRJ manifesta sua preocupação com a recente indicação para a presidência do IPHAN de profissional sem experiência/competência para o exercício deste cargo.

O IPHAN é uma instituição pioneira na América do Sul na formulação de políticas de proteção e conservação do nosso patrimônio cultural. Sua presidência tem sido ocupada por nomes de grande relevância e competência no cenário nacional e internacional. Não se pode agora pôr em risco a continuidade das políticas de reconhecimento e salvaguarda de nossos bens culturais desenvolvidas por esta instituição desde os anos 1930.

A atuação do IPHAN incide sobre a vitalidade de nossas cidades, uma vez que o patrimônio cultural é dos elementos que estruturam as relações de identidade com seus cidadãos. O patrimônio cultural diz respeito, sobretudo, ao olhar que direcionamos, no presente, ao passado e ao futuro.

As conexões entre os campos de conhecimento do urbanismo e do patrimônio cultural têm sido objeto de pesquisa e de extensão dos nossos professores, alunos e ex-alunos. Os integrantes do nosso Laboratório de Patrimônio Cultural e Cidade Contemporânea – LAPA/PROURB também têm atuado ativamente na discussão e elaboração de políticas públicas temáticas.

Nos solidarizamos com as diversas manifestações em defesa da continuidade do importante trabalho do IPHAN na salvaguarda e valorização do patrimônio cultural brasileiro. Rio de Janeiro, 13 de maio de 2020.

Manifestação do PROURB/UFRJ em pdf

Manifesto do IAB/RJ

Manifesto do FÓRUM DE ENTIDADES EM DEFESA DO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO

Manifesto da coordenação de área de Arquitetura, Urbanismo e Design da CAPES



Publicado em 19/05/2020