Alunos egressos

Luiz Felipe Val de Oliveira do Rio Branco

Título da Dissertação: ‘Inquietações e estratégias’ Uma investigação sobre a relação entre teoria e prática na arquitetura contemporânea.

Ano de defesa: 2016

Orientador: Guilherme Carlos Lassance dos Santos Abreu

Resumo | Abstract: Essa dissertação tem como objetivo investigar as possibilidades de se rever a relação entre a teoria e a prática na arquitetura contemporânea, no que se refere ao exercício de projeto, seja no campo profissional ou no acadêmico. Diante de uma conjuntura onde não se percebe mais uma ideologia dogmática que consiga compreender todas as formas e sistemas produzidos na atualidade, é necessário entender como ambas as categorias se estruturam a fim de responder as questões da atualidade. Sendo assim, a abordagem dessa pesquisa terá como referência o livro ‘Inquietações teóricas e estratégias projetuais na obra de oito arquitetos contemporâneos’, do arquiteto espanhol Rafael Moneo. Em um primeiro momento, através de uma revisão bibliográfica, conforma-se um sucinto panorama da arquitetura contemporânea, reiterando alguns parâmetros e escolhas feitos pelo arquiteto espanhol. Em seguida, o trabalho se configura através do cruzamento das informações presentes no livro, tendo como suporte os demais autores analisados, a fim de definir uma forma [estrutura] de se observar a produção arquitetônica. Portanto, adota-se como principal premissa uma estrutura frágil [débil], que permita uma leitura flexível sobre as múltiplas variáveis que conformam o estado atual da arquitetura. Tal estrutura será apresentada a partir de categorias que estabelecem uma metodologia projetual para observar e analisar outras variáveis que compõem a cena arquitetônica, a fim de ser utilizada como ferramenta projetual para escritórios de arquitetura e ateliês acadêmicos.

Link Base Minerva UFRJ | Link Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES