Alunos egressos

Letícia Quintanilha da Silveira

Título da Dissertação: Mobilidade e Equidade Ataves de uma Analise Socioespacial.O caso da intermodalidade Metro-bicicleta no Rio de Janeiro

Ano de defesa: 2018

Orientador: Victor Andrade

Resumo | Abstract: A integração entre os transportes coletivos de alta capacidade - como o metrô - e os modos ativos – a exemplo da bicicleta – vem sendo cada vez mais apontada como uma importante ferramenta para a acessibilidade e composições mais sustentáveis na mobilidade das grandes cidades atuais. No Rio de Janeiro, as perspectivas envolvendo a articulação entre o metrô e a bicicleta fazem parte de uma discussão recente, composta de diferentes atores, políticas e práticas. As relações nela implicadas resultam em impactos e benefícios para a população, porém sentidos de formas diferentes pelos distintos grupos sociais. Nesse sentido, o trabalho centra a discussão na forma como vem sendo construído um cenário que possa favorecer a integração entre o metrô e a bicicleta no contexto carioca a partir da infraestrutura necessária para tal. A análise se compõe, então, em três etapas principais: i) de avaliação dos processos e atores envolvendo o planejamento, implantação e gestão dos dois modais e sua articulação; ii) de compreensão da distribuição espacial das infraestruturas relacionadas à integração, percebendo áreas de concentração e carência; iii) e de confrontação com o perfil de renda da população potencialmente atendida, observando a distribuição dos benefícios da integração entre os diferentes grupos sociais. Os resultados obtidos demonstram que a articulação entre o metrô e a bicicleta no Rio de Janeiro é ainda pouco favorecida, onde muitas vezes o discurso e as políticas são pouco convertidas em prática. A cidade carece ainda de instrumentos de planejamento que incluam o modal cicloviário como transporte cotidiano e de uma abordagem sistêmica e integrada dos modais que articule também os diferentes agentes. Como consequência desses processos, a distribuição espacial das infraestruturas destinadas à integração vem reforçando um cenário desigual, à medida em que os locais de maior carência se revelam nas áreas de que mais delas necessitam. Com isso, o trabalho aborda questões relevantes implicadas no planejamento urbano e da mobilidade carioca ao tratar da integração metrô-bicicleta por sua importante contribuição para a sustentabilidade e equidade.

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