Ivvy Pedrosa Cavalcante Pessoa Quintella

Título da Tese: Arte Urbana: Projeto e Estética na Escola Francesa de Urbanismo

Ano de defesa: 2015

Orientador: Sônia Hilf Schulz

Resumo | Abstract: Até recentemente, a maior parte da historiografia do urbanismo dedicada ao século XX privilegiou seu enfoque no relato do modernismo funcionalista propagado pelos C.I.A.M. Dentre as diversas contribuições desse período, nenhuma parece ter sido tão obscurecida quanto a da “Escola francesa de urbanismo”, associada aos atores que viriam a integrar a Société Française des Urbanistes (S.F.U.). Essa escola era herdeira da tradição da arte urbana, que celebrou a nocão de urbanismo como arte e da cidade como campo de apreciação estética. Ela irá perpetuar a maior parte dos princípios compositivos da arte urbana, denominados por Kostof (2012) de grand manner, mas diante de novos desafios: conjugá-los às demandas da modernidade e à cientificidade disciplinar. O presente estudo propõe-se a observar como seus atores lidaram com tais questões em suas estratégias de concepção da forma, identificando as rupturas e continuidades com a arte urbana. Em seus planos e escritos, pode-se constatar o jogo de forças entre modernidade e tradição: defesa da tradição “barroca” por meio da estruturação do tecido urbano a partir de uma rede axial de vias diagonais em distribuição policêntrica, acordando preponderância e hierarquia aos espaços públicos e monumentos; ao mesmo tempo, estão presentes técnicas modernas como o zooning e os sistemas de parques, além de influências da ideia de cidade-jardim. Em que pese o ostracismo que atingiu essa escola de urbanismo, é interessante constatar a atualidade de várias de suas proposições, tais como a defesa da sensibilidade à história da cidade e às qualidades da paisagem na concepção da forma urbana, bem como a compreensão do potencial da estética para a construção da urbanidade.

Link Base Minerva UFRJ | Link Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES