divulgação



Inauguração do Pavilhão Tornado

No dia 21/09/2017 foi inaugurado o Pavilhão Tornado, resultado do desdobramento da disciplina eletiva “Arquiteturas (in)Úteis: Intervenção Temporária, Geração e Fabricação Digital”, uma parceria entre o PROURB-FAU/UFRJ e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, com apoio do Parque Tecnológico da UFRJ. A disciplina foi uma ação conjunta de dois Laboratórios do PROURB-FAU/UFRJ: Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático (LabIT) e Laboratório de Modelos e Fabricação Digital (LAMO 3D), coordenada pelos professores Adriana Sansão, Andrés Passaro e Gonçalo Castro Henriques.

Os estudantes foram desafiados a articular os temas das intervenções temporárias e superfícies regradas visando à construção de um lugar de permanência no Parque. Após a apreensão detalhada do contexto urbano, os estudantes trabalharam em grupos na concepção e geração de formas a partir de programação visual utilizando os programas Rhino e Grasshopper apoiados por modelos físicos e fabricação digital.

A proposta escolhida para a construção desenvolveu um pavilhão de permanência para os funcionários do Parque Tecnológico e visitantes, utilizando o espaço livre abundante e subutilizado do local. Como resposta às características específicas do espaço, a estrutura ocupa uma localização convidativa, o ponto do terreno mais próximo à entrada do Parque e conectado visualmente às suas áreas de maior atividade, oferecendo locais para sentar e interagir. O pensamento que originou a geometria partiu da rotação de dois quadrados, girados em sentidos opostos e com rotações incrementais, explorando técnicas de superfícies regradas. O resultado da dupla rotação intercalada de cada quadrado forma uma geometria com aparência retorcida, que, apesar de retilínea, forma também uma imagem orgânica, especialmente em sua parte interna. A construção está proposta a partir de sarrafos de 4cm x 8cm com 3m de comprimento.

​Autores: Ana Moreno, Fernanda Lobianco, Gabrielle Rocha, Isadora Tebaldi e Ronaldo Lee. Colaboradores: Aurélio Wijnands, Igor Machado, Lais Kaori e Loan Tammela.​ Orientadores: Adriana Sansão, Andrés Passaro e Gonçalo Castro Henriques.



Publicado em 23/09/2017