Alunos egressos

Danielle Pinto Inocencio da Silva Coimbra

Título da Dissertação: Baixo do Viaduto Prefeito Negrao de Lima: Espaços Residuais da Infraestrutura Viaria e Paisagem

Ano de defesa: 2013

Orientador: José Barki

Resumo | Abstract: Esta dissertação aborda a intervenção da infraestrutura viária na paisagem urbana como plano físico, a intervenção de um elemento específico: o viaduto ou elevado. Esse elemento em função de suas características construtivas induz ao aparecimento de áreas subutiliza das, que geram a configuração de espaços residuais. A partir do momento em que esses territórios não são contemplados no planejamento funcional da cidade ou inseridos em programas de manejo específicos, são ocupados de maneira precária, atuando negativamente no cotidiano da cidade e interferindo nos sistemas da paisagem. E m contrapartida e até em contradição com o acontecimento do aparecimento de espaços residuais, está a supervalorização do território nas grandes metrópoles e a carência de áreas públicas de convívio coletivo ou recreação nos gr andes centros urbanos. Os espaços públicos podem ser melhor es e estar em lugar es em que os planeja dores tradicionais não costumam pensar. A partir de um material de leitura simplifica da ao entendimento da proposta, esse trabalho propõe, para o estudo de caso, um ensaio de intervenção projetual objetivando a viabilização da ocupação e apropriação do espaço. Através do olhar de que as atividades culturais existentes devem ser valorizadas e potencializadas como instrumento para o estímulo do sentimento de pertencimento e identidade cultural. Proporcionando a incorporação desses espaços mais uma vez à cidade e principalmente a reincorporação da própria população. Desta forma, o lugar de poucos se transforma em lugar de muitos, e a partir desse caráter coletivo se transforma em lugar de todos. Essa aborda gem não é a favor da existência de viadutos na cidade, tão pouco a favor da inserção de novas estruturas, mas sim nos valor es de construir paisagens urbana s melhor es, na transformação dos nossos espaços e exercício de repensar lugar es. Para isso é preciso estudar alternativas de menor impacto possível entre infraestrutura viária e paisagem urbana, assim como este trabalho propõe

Link Base Minerva UFRJ | Link Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES