Alunos egressos

Clarissa Fontes Paes

Título da Dissertação: O Futuro do Passado. O Papel da Herança Cultural na Cidade Contemporânea. A Rua Lauradio

Ano de defesa: 2012

Orientador: Roberto Segre

Resumo | Abstract: Esta pesquisa constitui uma reflexão acerca da intervenção urbanística contemporânea em cidades históricas e das discussões sobre contexto e modificação
em objetos existentes, tanto na escala arquitetônica quanto na escala urbana. O ato de se intervir em um espaço construído, no panorama das intervenções
que almejam não uma expansão territorial, mas a recuperação de áreas degradadas e obsoletas da cidade, torna-se um desafio para o urbanista a partir
do momento em que o conceito de tabula rasa entra em declínio. Ao mesmo tempo, com a expansão do conceito de patrimônio histórico acompanhada
da nova onda preservacionista, grandes áreas urbanas passaram a ser alvo de projetos de proteção e de requalificação do patrimônio. É quando a noção
de monumento histórico passa a se relacionar ao conjunto da cidade. As ações de preservação não se limitam mais a arquiteturas isoladas, mas a grupos
de edifícios e a espaços comuns entre eles, ou ao que podemos denominar de patrimônio urbano.
A multiplicidade de fatores que compõem o ambiente urbano torna complexas as perspectivas de intervenção na cidade existente. A intervenção no
patrimônio urbano subjaz um conjunto de interesses relacionados ao mercado imobiliário, aos interesses institucionais, aos atores sociais envolvidos e,
finalmente, à lógica urbana e espacial inerente aos contextos de intervenção.
O quadro atual dos projetos de intervenção em ambientes históricos no Brasil tem seguido o paradigma fachadista, voltado substancialmente ao mercado
do turismo, através de uma política que resulta em cenários mercadológicos, isentos de conteúdo histórico e sociocultural. Além deste quadro, foi possível
constatar que em muitas situações as relações entre a cidade tradicional e a cidade contemporânea são repletas de tensão e de desacordo. Como objeto
de análise desta realidade descrita, escolhemos o caso da Rua do Lavradio, no Centro Histórico do Rio de Janeiro. O estudo parte da ideia de que a
intervenção na Rua do Lavradio é realizada seguindo uma lógica pontual, isenta de uma metodologia global que estabeleça, por exemplo, uma relação com
as intervenções mais recentes realizadas em seu entorno. É o caso da relação da Lavradio com a Esplanada do Morro de Santo Antônio, onde modelos de
cidade (moderna e histórica) muito opostos se confrontam, num esquema de desarticulação e de fragmentação.
Considerando que a intervenção na cidade histórica pode ser o motor de transformação para uma modernização qualitativa da cidade contemporânea,
o ato de explorar a dialética entre obras do passado e do futuro se torna fundamental para asseguramos um desenvolvimento coerente, que resulta em
dinamismo para o tecido urbano contemporâneo, ao mesmo tempo em que se respeita e se cultiva a herança cultural das cidades.

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