Aline Assis de Andrade Cruz
Título da Tese: Entre saber e fazer projeto: conhecimento projetual e didáticas de ensino
Ano de defesa: 2022
Orientador: Denise Barcellos Pinheiro Machado
Resumo | Abstract:
Esta pesquisa assume a Arquitetura e Urbanismo como um campo de conhecimento teórico-prático pertencente ao universo das disciplinas projetuais, ou seja, que exploram a geração de conhecimento e sua aplicabilidade através do projeto. Ratificando a centralidade do ensino de projeto para a formação em arquitetura, compreende-se que a reflexão epistemológica sobre o conceito de projeto abre caminho para seu entendimento como um modo de pensamento o qual, apesar de inerente à disciplina arquitetônica, não se restringe, em sua finalidade e contribuição, a confecção de seus artefatos. Partindo deste entendimento, a pesquisa tem como objetivo geral explorar as dinâmicas de ensino de projeto no contexto do ateliê, associando a abordagem metodológica proposta pelo professor a um enquadramento epistemológico que, conscientemente ou não, delimita conceitos e objetivos do processo de aprendizagem. Propomos explorar essa associação através do desenvolvimento de uma ferramenta que auxilie na identificação e comunicação de tipos de conhecimento projetual mobilizados nas dinâmicas de ensino que tradicionalmente caracterizam as disciplinas de projeto na graduação. A investigação está situada no campo da pesquisa de natureza aplicada e tem como objeto o conhecimento projetual abordado no ato de seu ensino. O percurso metodológico envolve, portanto, o esclarecimento inicial de nossa visão da arquitetura enquanto disciplina e do projeto enquanto um modo de pensamento. A abordagem da pesquisa é qualitativa e exploratória, reconhecendo a subjetividade do pesquisador em relação ao mundo objetivo, buscando facilitar a comunicação do problema e a construção de novas hipóteses. Os procedimentos técnicos priorizados são a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. A reflexão sobre os esforços teórico-metodológicos aqui empreendidos nos permite concluir que a compreensão do projeto como uma forma de conhecimento pode contribuir para a elaboração de didáticas projetuais não conformadas pela finalidade arquitetônica, mas produtoras de conhecimento arquitetônico.
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Núcleos e Laboratórios:
