divulgação



1º Seminário Científico Latino-Americano em questões de Risco, Resiliência, Arquitectura Humanitaria e Gênero

Temos o prazer de anunciar que o PROURB, com atuação de Andrea Borde e Jacira Saavedra, integra a rede de colaboradores para a realização do 1º Seminário Científico Internacional em questões de Risco, Arquitetura Humanitária e Gênero. O Seminário é organizado em conjunto com pesquisadores e professores do CIAUD, Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, da PUC-Rio (Pontíficie Católica do Rio de Janeiro), da Universidade Internacional da Catalunya (através do Master in Sustainable Emergence Architecture), da Universidade Federal Fluminense (Grupo OPPHUS/ Rio de Janeiro), da Universidade da Beira Interior (Portugal) e da ONG Building 4Humanity (com sede em Portugal), e está incluído na semana  Marielle Franco Community Design Award #2nd edition. O seminário irá ser realizado no campus da PUC-Rio, no Rio de Janeiro, dias 5 e 6 de Dezembro de 2019 e o prazo para submissão de resumos é até 22 de Setembro de 2019

https://www.seminarioarq-humanitaria-marielleaward.com/

Seminario:

Risco, resiliência, arquitetura humanitária e incremental housing em favelas: o papel das universidades, dos(as) profissionais de arquitetura, da área social e das Marias&Marielles.

Data: 5-6 de Dezembro 2019 

Local: Rio de Janeiro, PUC-Rio (campus da Gávea)

Entidades organizadoras: PUC-Rio (RJ), U.Lisboa (FAU, CIAUD), UIC (Barcelona, master i’in Sustainable Emergency Architecture), UFF (EAU, PPGAU, Niteroi-RJ), U.Beira Interior (DECA) e ONG Building 4Humanity (Coimbra, Portugal)

Eixos temáticos:

1 – Melhoria habitacional e do espaço público, com ênfase no papel de mulheres da comunidade; processos de emancipação feminina e envolvimento comunitário na urbanização de favela e auto-construção;  Incremental housing ( ‘construção de laje’ ) e alargamento de becos e vielas como estratégia de redução de risco de desastre, saúde, bem estar e segurança pública via programas públicos, iniciativas comunitárias ou particulares.

2   Direito(s) na cidade e espaços de diversidade: o papel e demandas de minorias (afro-brasileiros, indígenas, quilombolas, imigrantes, refugiados, ciganos/Roma e LGBT+) na configuração de áreas precárias e de favelas.

3 – Insurgências urbanas associadas ao aumento da vulnerabilidades, à exposição ao risco e à produção de cidade: processos de invasão de áreas livres (baldios urbanos) e ocupação de edifícios degradados; transformações arquitetônicas e expressões artísticas da resiliência e do ativismo pelo  direito à cidade.

4 – Arquitetura de favela e suas dimensões: dimensões etárias, sociais, culturais, artísticas, espirituais, de mobilidade, de participação comunitária, de violência (em particular sobre mulheres), de bem-estar e qualidade de vida;

 5 – O papel de arquitetas/os e equipes mistas de ONGs nas favelas: Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social; formalidade X informalidade; relação saúde e bem-estar da família-ambiente construído.

6 – Geografias da saúde, do risco e o uso de novas tecnologias: saúde pública, saneamento, água potável,  gesto de resíduos, censo social, mapeamento colaborativo, sistemas de informação e aplicativos para celular na urbanização de favelas, na reformas&ampliações de casas e segurança pessoal dos moradores.

7 – O papel da Universidade na construção de uma cidade mais igualitária: empoderamento, capacitação e circulação de conhecimentos; alianças e ações colaborativas entre grupos de pesquisa, movimentos sociais urbanos e associações de moradores.

Notas: 

  1. Os resumos devem: ter aproximadamente  450 palavras; ser escritos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa; conter em cima, por ordem de preferência, dois eixos temáticos; no final ,4 a 6 palavras-chave; estarem estruturados com Introdução (aprox. 120 palavras), Métodos (aprox. 80 palavras), Análise/Discussão; (aprox. 150 palavras), Conclusões (aprox. 100 palavras).
  2. Os resumos devem ser enviados em ficheiro word , texto sem imagem, por email para o email oficial do seminário: semi.risco.resil.arq.hum.favelas@gmail.com
  3. O objetivo será reunir entre 10 a 12 submissões em cada eixo temático, para um número máximo 126 submissões. As submissões serão selecionadas pela sua qualidade e adequação ao tema do seminário. 
Oradores principais (a confirmar)

Acadêmicos/Institucionais:

Ana Falu (directora do grupo de Gender da UN Habitat) 

Anna Tibaijuka (ex vice das UN e presidente da UN Habitat, presidente do juri Marielle Award) 

Eliana Sousa Silva (professora aposentada da UFRJ; Redes da Maré) 

Jefferson Salazar (UFRJ/ CAU RJ)

Carmen Mendoza-Arroyo (UIC/Barcelona)  

Isabel Raposo (UL)

Convidados congresso mundial da UIA / IAB

Sérgio Magalhães (IAB)

Pedro da Luz Moreira (IAB-RJ/PPGAU/UFF) 

Líderes comunitários:

Carmen Silva Ferreira, Movimento dos Sem-Teto do Centro (MSTC)

Itamar Silva – Presidente do IBASE, favela Dona Marta

Maria da Penha – Comunidade Vila Autódromo

Alexandre Morais– Colaborador da SDI International, da ex-favela Portais de Baixo, em Osasco, projeto de bairro projetado por Hector Viglieca

José Martins de Oliveira – Rocinha

Programa (provisorio)

Dia 1 5 de Dezembro 2019

8h  Registos – check in

8:45h  Sessão Plenária- Abertura

9h  Oradores principais (três)

10h  Mesa redonda com académicos, representantes do CAU/RJ, IAB e lideranças comunitárias

10:30h   Pausa

11h  Painéis temáticos, sessão 1

13h  Almoço na PUC-Rio

14h  Painéis temáticos, sessão 2

15:45h  Pausa

16h  Painéis temáticos, sessão 3

17:45h  Sessão Posters / Videos / Fotografias

18:15h  Sessão Encerramento, Mesa redonda com lideranças comunitárias

19:30h  Cocktail com Rodas de Jongo e Côco

20:30h  Final, saída de vans para a zona Sul

Dia 2  6 de Dezembro 2019

9h    Visita a comunidades da Maré, Rio de Janeiro I Saída de ônibus da Praça Mauá (com paragem previa em Ipanema e Copacabana)

12h  Mesa redonda – lideres comunitários + acadêmicos + residentes

13h    Visita à Oficina de mão na massa do curso de treino e capacitação Marielle Award’ ministrada pelas arquitectas&engenheiras e mestre de obras do Arquitetura na Periferia, de Belo Horizonte, do grupo Arquitetas sem Fronteiras-Brasil (apoio CAU/RJ)

14h   Almoço pela Maré dos Sabores

15:30h  Saída da comunidade da Maré

17h  Reunião Júri Marielle Award 2019

21h  Gala de entrega Marielle Award 2018 e anúncio da equipe agraciada  com o Marielle Award 2019

22:30h  Encerramento

Publicações – oportunidades em  Português, Espanhol e Inglês

1 | Booklet com resumos para entregar durante o Seminário

2 | Livro de actas – ebook com todos artigos completos (3500 palavras)



Publicado em 29/08/2019