Coordenador:
Integrantes:
- Yuri Queiroz Abreu Torres
- Carla Carolina Urbina
- Pedro Guimarães Teixeira
- Alexandra Lopes Monteiro
- Maria Vitória Horácio Fernandez
- Nathalia de Carvalho de Oliveira
- Priscilla Villela da Costa
Núcleos e Laboratórios:
Linhas de pesquisa:
PRODUÇÃO
Exposição Burle Marx e a UFRJ: a paisagem moderna na cidade universitária
A Exposição Burle Marx e a UFRJ: a paisagem moderna na Cidade Universitária celebra a obra deste grande paisagista brasileiro no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, colocando em debate questões sobre visibilidade, valorização, conservação e proteção de seu legado. Busca discutir a preservação, atualização e restauro dos jardins de Burle Marx na UFRJ, valorizando sua relevância no âmbito do Paisagismo Moderno no Brasil, bem como a qualidade de vida contemporânea.
Inauguração: Terça-feira 08/10 às 13hs30
Local: Mezanino do Edifício Jorge Machado Moreira (JMM), Av. Pedro Calmon 550, Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ
Datas: 08/10 a 09/12/2024, de segunda à sexta das 9hs às 16hs
Realização
Programa de Pós-graduação em Urbanismo. PROURB FAU UFRJ
Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística. MPAP FAU UFRJ
Núcleo de Pesquisa e Documentação. NPD FAU UFRJ
Curadoria
Maria Cristina Nascentes Cabral
Catálogo
O catálogo da exposição apresenta 4 eixos temáticos. O primeiro eixo, Burle Marx: um artista plural, apresenta suas diversas faces artísticas, bem como a parceria paisagismo/arquitetura com Jorge Machado Moreira. O segundo eixo, Instituto de Puericultura 1952 apresenta este primeiro projeto para a UFRJ, então Universidade do Brasil. O terceiro eixo, Faculdade Nacional de Arquitetura FNA 1960 busca mostrar a riqueza e a complexidade da relação entre projeto paisagístico e arquitetônico. O quarto eixo, E o futuro? discute as diversas possibilidades de preservação e atualização desse patrimônio por diversos especialistas.
Vídeos
Trabalhos audiovisuais que apresentam pesquisas desenvolvidas por professores, alunos e técnicos da UFRJ, com propostas de intervenções para os jardins e obras de arte de Burle Marx para a UFRJ. Estes trabalhos estão baseados no estudo aprofundado dos projetos paisagísticos originais, e nos usos atuais. Acreditam na nossa capacidade de cuidar do nosso patrimônio, cumprindo o papel transformador da universidade pública no avanço científico, tecnológico, artístico e cultural da sociedade.