Ximena Andrea Cabello Moreno
Título da Dissertação: Renovacion Y densificacion em Áreas Centrales , Nuevas Periferias em Santiago
Ano de defesa: 2019
Orientador: Eliane da Silva Bessa
Resumo | Abstract: Os processos de crescimento das metrópoles latino-americanas caracterizaram-se pela expansão de seu território urbano e pelo desenvolvimento da periferia, favorecendo o esvaziamento e a deterioração das áreas centrais. Situação que no caso de Santiago do Chile tem sido utilizada pelo mercado imobiliário para a implementação de processos de renovação urbana no centro e pericentro da cidade.
Estes processos foram implementados através da construção de habitação em massa, executadas sem planejamento urbano e por meio de estratégias densificação e verticalização, como uma forma de maximizar o uso da terra e aumentar os lucros de agentes imobiliários, gerando sobrecarga no território e comprometendo suas características originais de centralidade urbana.
Em consideração do potencial que tem para o desenvolvimento da equidade urbana ampliar o acesso a moradia em zonas centrais, se faz o presente estudo para compreender o impacto da renovação e densificação na estrutura urbana e social das áreas onde se implanta. Se desenvolvem através do enfoque teórico-empírico, se toma como caso de estudo o município da Estación Central, porque destaca dentro da cidade de Santiago pelo intensivo do processo.