Alunos egressos

Lavínia Ferraz Moreira

Título da Dissertação: O Ambiente Dialógico Como Instrumento de Participação em Projetos de Melhorias Habitacionais

Ano de defesa: 2010

Orientador: Cristovão Fernandes Duarte

Resumo | Abstract: A presente dissertação abordou como estudo de caso a comunidade residente em uma favela no município de Amparo (SP), onde ocorreu intervenção do Poder Público em projeto de reassentamento aprovado pelo Ministério das Cidades em 2007. No trabalho realizado para o mestrado, procuramos desenvolver uma metodologia participativa que buscasse conhecer o modo de vida dos moradores da favela, e suas relações com e no lugar onde habitam, procurando fornecer subsídios para a elaboração de Políticas Públicas Urbanas participativas de caráter emancipatório. No desenvolvimento da pesquisa tivemos como base teórica-conceitual a metodologia de Paulo Freire, e através do diálogo buscamos uma aproximação com os moradores da favela que nos permitisse apreender as relações de ordem objetiva articuladas ao plano da subjetividade. Neste sentido, encontramos referências também na obra de Yu-Fu Tuan, e na conceituação de Lugar, conforme nos apresenta Ana Fani A. Carlos (2001), onde a identidade com o espaço se estabelece nas relações de cotidianeidade, através do uso, da vivência. Consideramos, ainda, o conceito de Pobreza Política (DEMO, 2006) como importante para o entendimento das relações entre o Poder Público e a população, diante da perspectiva de construção de políticas públicas participativas, que reconheçam o sujeito como sujeito político, revelando a importância do papel político de cada indivíduo, em contraposição à dinâmica de domínio/opressão. O conceito de Habitação Saudável, que teve suas primeiras referências no campo da Política de Saúde, nos ajudou a refletir sobre a importância da construção de Políticas Públicas integradas, considerando todos os aspectos que envolvem o bem estar do ser humano, incluindo as dimensões sanitária, política, sociocultural, econômica e psíquica.

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